Em 12/10/2013 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina terá cursos gratuitos de capacitação em tecnologia da informação no CVT

Sede doCVT em Leopoldina onde acontecerão os cursos

Sede doCVT em Leopoldina onde acontecerão os cursos

Download
A Rede UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, programa do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está ofertando, gratuitamente, 6.250 vagas para cursos de formação em Tecnologia de Informação para 47 municípios mineiros, entre os quais está Leopoldina.

As inscrições para os cursos denominados Vocepontocom e ProfissionalemTIpontocom somente poderão ser feitas pelo site www.uaitec.mg.gov.br. Posteriormente, o aluno irá valida-la junto a um dos pontos Uaitec existente em cada município relacionado, no caso de Leopoldina, no CVT-Centro Vocacional Tecnológico, localizado à rua 27 de Abril,  nº  428, bairro Fábrica. Os dois cursos integram o programa MGTI 2022.

O profissional em TI vai preparar e capacitar para o mercado de trabalho interessados nas linguagens de programação em Java, Cobol e Dot Net em cursos de 120  horas aulas cada. Pela crescente demanda por esta mão de obra especializada, o ingresso no mercado de trabalho é quase que imediato. Um dos requisitos deste curso é que os alunos antes de inicia-lo, tenham acesso a formação em algoritmos e outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de cada programa. Este curso oferece 3.750 vagas e pode ser feito durante dois dias da semana. É pré requisito que o interessado esteja cursando o último ano do ensino médio ou técnico.

Já o Vocepontocom é um curso que assegura a habilitação do aluno interessado a contatos a ferramentas disponíveis na internet. Trata-se de um curso de inclusão digital com um cardápio de matérias. Ele será feito em módulos específicos e prevê formação na construção de HQs - História em quadrinhos (como criar e como usar); criação de blogger, oficina de apresentações (power-point, prezi e outros aplicativos); produção de livros digitais; além de uso de tecnologias móveis para suporte da educação, uso de Excel, compartilhados de documentos; além do aplicativo Moodle que trata-se de uma plataforma de aprendizagem utilizada na divulgação de conhecimento. São cursos de 60 horas - o módulo com 12 oficinas - e serão aplicados diariamente em dois horários - 15 às 16h50min; e 19 às 20h50min., em dois dias da semana (terças e quintas).  Duas mil e quinhentas vagas estão reservadas para este curso.

O Uaitec é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), cujo objetivo é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, através do ensino a distância. Em 2014 ela estará ofertando cursos de graduação e de tecnólogos. A grade dos cursos está sendo produzida por técnicos da Secretaria. (Foto: Jornal Leopoldinense)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais

Tags: CVT, cursos, tecnológicos, Leopoldina





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: