Em 24/07/2013 às 13h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba começa com expectativa de público recorde

Evento cultural mais aguardado da região, conta este ano com oficinas do SENAC e show de Alceu Valença

Ano passado o público prestigiou show de Renato Teixeira

Ano passado o público prestigiou show de Renato Teixeira

Download
Começa oficialmente nesta quarta-feira, 24 de julho, às 19 horas, o 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, um dos eventos mais aguardados do ano na região da Zona da Mata. Até o próximo domingo, 28, aquele aconchegante distrito de Leopoldina deverá receber um público recorde de participantes como, aliás, acontece a cada ano. E também por lá passarão artistas de talento inquestionável como o consagrado Alceu Valença, Chico Lobo e Yassir Chediak, além daqueles que vão disputar o prêmio do Festival de Viola. Tudo isto regado a deliciosos pratos da culinária brasileira espalhados por restaurantes que oferecem cardápios especialmente elaborados para a ocasião. O evento é organizado e coordenado por Maria Lúcia Braga (foto abaixo) que é também a idealizadora de todo o projeto.

Na prática, porém, as atividades do Festival começaram na manhã desta quarta-feira, 24, com a realização das primeiras oficinas. A primeira delas começou às 10 horas e está sob a responsabilidade do Senac Minas de Juiz de Fora. Destinada a adultos aborda a gastronomia mineira e acontece no Quintal Mineiro, que fica ao lado do palco. Também nesta manhã aconteceu a segunda oficina, "Feliz é quem Toca", que é destinada aos adolescentes e tem como objetivo despertar e incentivar o gosto pela música. Ela é ministrada pelo músico e percussionista Rogério Tomate e será ministrada até sexta-feira, no Largo da Matriz Nossa Senhora da Piedade. Na parte da tarde, serão realizadas as oficinas "Gastronomia para Adolescentes" que será coordenada por Marília Braga Sales e voltada para o público com idade entre 8 e 13 anos. Ela será realizada no Quintal Mineiro a partir das 15 horas e, a última oficina do dia também começa às 15 horas, no Quintal Marília de Dirceu. Voltada para todas as idades, tem como tema o "Teatro Infantil" e será ministrada por Fernanda Godinho da Companhia Toca.

imageA abertura oficial do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba será às 19 horas com a apresentação da Banda de Música Princesa de Leopoldina. O Festival de Viola será realizado nos dias 26 e 27 de julho, sendo que ele acontece em duas etapas, a Regional e a Nacional, ambas com 10 concorrentes cada. Este festival, explica Maria Lúcia Braga, começou em 2003 "de forma tímida e sem grandes pretensões pelos músicos Aristides e Gilberto, mas eu só fui assumir sua organização em 2006 quando trouxe comigo o apoio inestimado da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, além de outros apoiadores que nos ajudaram a dar a este evento um caráter profissional e que o transformou em sucesso nacional", conta ela. Foi também em 2006 que teve início o Festival de Gastronomia, informou a coordenadora do festival.

Os shows agendados evocam o bom gosto e a tradição da música popular brasileira. Logo mais apresentam-se a dupla Marisa e Oswaldinho Viana e em seguida Chico Lobo. Amanhã, quinta-feira, 25, fazem shows Fabrício Conde e Mariangela Zan. Na sexta-feira, 26, começa o Festival de Viola Etapa Regional e, em seguida acontecem os shows de Walter Lages e Yassir Chediak. Sábado, 27, é a vez do concurso de viola Etapa Nacional e em seguida os shows de Kleuton e Karen e de Alceu Valença. No domingo, será celebrada uma missa na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade e às 14 horas, encerrando o evento, o Grupo Toca Teatro e Outras Coisas Artísticas, faz uma apresentação.  

Entre um show e outro, um passeio pelo distrito com sua bela arquitetura colonial histórica é uma obrigação. Neste momento o turista será fisgado pelo estômago e poderá escolher um dos excelentes restaurantes que estão oferecendo cardápios únicos e muito variados. "Todos os paladares serão prestigiados", garante Maria Lúcia que também ressalta os petiscos, caldos, salgados e doces também oferecidos como alternativa para saciar a fome. "São diversas opções também e todos feitos com muito carinho e deliciosos", diz ela que a poucas horas do início da festa mais importante daquele distrito, não esconde sua ansiedade. "A gente trabalha o ano inteiro para este Festival e quando vai se aproximando a hora fico mesmo com uma expectativa enorme para que tudo saia conforme o planejado", revela. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Piacatuba, Festival, gastronomia, viola





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: