Em 30/06/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cirurgias de catarata vão beneficiar pacientes de Cataguases e Região

Novidade está prevista para começar em agosto com previsão de 300 cirurgias por mês

Um dos grupos de pacientes que fizerama cirurgia em Sabinópolis

Um dos grupos de pacientes que fizerama cirurgia em Sabinópolis

Download
Desde o início do ano uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases e o vereador Joãosinho de Vista Alegre, viabilizou até a última semana, mais de duzentas cirurgias de catarata em pacientes que estavam na fila de espera pelo tratamento desde o ano passado, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Castellar de Lacerda. Para atender a esta demanda foi firmado um convênio com o município de Sabinópolis, para onde eram levados os pacientes e feitas as cirurgias. "Todas elas foram bem sucedidas e não apresentaram nenhum tipo de complicação no pós-operatório", fez questão de salientar, Alexandre Lacerda.

A distância entre Cataguases e Sabinópolis, porém, era um grande entrave para a continuação do convênio (mais de quinhentos quilômetros), lembrou o Secretário de Saúde. "Por causa disso, começamos a procurar uma forma de trazer para Cataguases ou alguma outra cidade vizinha este serviço. Depois de várias análises, concluímos que o melhor lugar seria Astolfo Dutra, cujo modelo de saúde municipal permite este tipo de parceria, o que não ocorre em Cataguases. Além disso, completou o Secretário, é uma cidade muito próxima da gente e vai atender a todos os municípios da região".

imageNo último dia 20 de junho, o médico cirurgião responsável pelas cirurgias de catarata em Sabinópolis, Breno Tavares Nogueira, esteve em Cataguases quando acertou com o Secretário Alexandre Lacerda sua vinda e de sua equipe a Astofo Dutra, periodicamente, para atender exclusivamente à população da região. Breno Nogueira estima que sejam feitas "cerca de trezentas cirurgias de catarata mensalmente", a partir do início do procedimento que será realizado no Hospital Olyntho Almada, naquele município vizinho. As cirurgias começarão a ser feitas dentro de aproximadamente 45 dias, "logo após o cumprimento dos prazos legais de credenciamento do hospital", informou Alexandre.Desde que assumiu o mandato de vereador, Joãosinho de Vista Alegre vem se esforçando, junto com sua assistente, Maria Aparecida Ferreira, para solucionar o problema da cirurgia de catarata em Cataguases. Segundo ele, "a situação era urgente e não podíamos mais esperar". 

imageEsta realidade o fez procurar ajuda junto ao Senador Zezé Perrela, que viabilizou o serviço com a Prefeitura de Sabinópolis. Joãosinho, então, apresentou esta solução ao Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Lacerda, que apoiou sua iniciativa que  evolui, agora, para implantação do serviço na vizinha Astolfo Dutra. A expectativa é de que no início de agosto as cirurgias de catarata já comecem a ser realizadas no hospital Olyntho Almada. Para isto, dois enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, Robson e Nilseia (foto ao lado), estiveram em Sabinópolis participando do treinamento específico com a equipe de Breno Nogueira.













CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: catarata, cirurgia, Astolfo Dutra,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: