Em 09/06/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases realiza, dia 19, sua Conferência Municipal do Meio Ambiente

Fábio lamentou ter discursado tarde da noite

Fábio lamentou ter discursado tarde da noite

Download
Na noite da última terça-feira, 4,  véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o biólogo Fábio Caetano, membro da Organização Não Governamental, Pacto Ambiental, fez um discurso na Tribuna da Câmara Municipal, em que anunciou a realização no dia 19 de junho, da Conferência Municipal do Meio Ambiente em Cataguases, abordou temas de políticas ambientais municipais, além das ações desenvolvidas pela ONG da qual participa. No início da sessão, às 19 horas, compareceram para ouvir o seu pronunciamento, representantes da Polícia Ambiental, Associação Regional de Proteção Ambiental, Instituto Estadual de Florestas, BIOCEP, Vert Ambiental, Comitê de Bacia do  Pomba e Muriaé, Estação Ecológica Água Limpa, e demais interessados nas questões ambientais.

Na ocasião, ele revelou que, no próximo dia 19, Cataguases vai realizar a Conferência Municipal do Meio Ambiente, no auditório da Policlínica Municipal, "e a mobilização de todos é de extrema importância para que seja efetiva a discussão de propostas e ações em torno do assunto tratado" que, nesse ano, será sobre resíduos sólidos. Fábio lembrou que "Cataguases esteve prestes a perder a oportunidade de participar das Conferências Regional e Nacional, pois próximo ao fim das inscrições, o município ainda não tinha se organizado para a etapa municipal que é fundamental para que a cidade possa participar das outras. "O bom foi que percebemos isso a tempo e, conversando com Alex (Carvaho), assessor do prefeito Cesinha, fomos encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conseguimos a realização do evento", destacou Fábio, que é biólogo e tesoureiro da Pacto Ambiental.

Fábio, porém, não ficou nada satisfeito com sua participação na Câmara, porque somente conseguiu fazer seu pronunciamento por volta de meia noite, quando a Casa estava praticamente vazia. "Apenas seis vereadores, além dos membros da Pacto Ambiental e de um proprietário rural puderam se inteirar do que foi dito. Os outros vereadores estavam reunidos em sala separada para decidirem assuntos da pauta do dia", lembrou. Ele ressaltou que "é preciso maior atenção para as questões ambientais, pois é um assunto que deve ser tratado de forma transversal, não sendo de responsabilidade apenas de biólogos, engenheiros ambientais e autoridades públicas, mas, sim, de todos, conforme previsto na Constituição Federal. Por isso é que acredito ter sido de grande necessidade a compreensão de todos os presentes no início da reunião", finalizou.

A Pacto Ambiental é uma organização civil sem fins lucrativos de utilidade pública e, desde 2007, vem desempenhando diversas ações em prol da preservação ambiental em Cataguases, como os projetos de educação ambiental realizados em parceria com  a Estação Ecológica Água Limpa. A Pacto representa o município em vários comitês de discussão acerca de questões ambientais e também vem realizando ações que visam a preservação direta da Mata Atlântica e dos recursos hídricos. Aliada aos produtores rurais está fazendo um levantamento dos interessados em criar Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) em suas propriedades, visando a conservação do meio ambiente. Além disso, a organização faz a gestão de resíduos sólidos de eventos realizados na cidade, entre outras diversas intervenções dentro da perspectiva ambiental, como a que está fazendo no Festival de Gastronomia e Blues do distrito de Pirapanema em Muriaé, que termina neste domingo, 9. (Foto: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Câmara Municipal de Cataguases, Meio Ambiente, Pacto Ambiental





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: