Em 07/06/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Indústria e Comércio vai fomentar o empreendedorismo em Cataguases

Download
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio Ângelo Andrade Cirino revelou, nessa quinta-feira, 06, em entrevista concedida ao Site do Marcelo Lopes, que nos últimos vinte dias, cinco microempreendedores de Cataguases foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comercio à Caixa Econômica Federal para buscarem a concessão de microcrédito e investirem em suas microempresas. O primeiro deles foi beneficiado no último dia 20 de maio, conforme ele havia anunciado na Aula Inaugural dos Cursos do Pronatec ofertados pelo SENAC Juiz de Fora e pelo IFET Rio Pomba.

Ângelo disse que "em função de uma leitura que a gerência regional da Caixa Econômica Federal fez da Secretaria após minha chegada, nos tornamos um agente captador do microcrédito para a Caixa. E após a Procuradoria Municipal ter se mostrado favorável, começamos a atuar nesse sentido", disse o secretário, revelando que designou o funcionário Marciano Silva de Oliveira para assumir a tarefa de fazer a análise dos interessados em conseguir o microcrédito.

Presente à entrevista, Marciano explicou que "o microcrédito é destinado às pessoas que tenham renda formal ou informal, contudo, existem requisitos a serem seguidos para a realização da concessão, como, por exemplo, o candidato deve ser maior de 18 anos, não possuir restrições cadastrais, ter a capacidade de pagar as prestações em dia, apresentar a documentação exigida pela Caixa", entre outras questões que são avaliadas em entrevista.

imageSegundo Marciano, "atualmente a Secretaria de Indústria e Comércio de Cataguases está trabalhando com dois tipos de microcréditos: o "capital de giro", cujo valor é de R$2 mil e o "investimento em ativo" que oferece R$ 4 mil. Em ambos os casos, a taxa de juros é de 0,74% ao mês", lembrou o funcionário que foi capacitado pela Caixa Econômica Federal para exercer a função que ocupa.

De acordo com Ângelo, "o microcrédito tem caráter de fomento ao empreendedorismo" e "as pessoas que já tiveram acesso a ele se mostraram satisfeitas e disseram estar ansiosas para terminarem de pagar as parcelas, a fim de poderem buscar novas concessões que das próximas vezes são oferecidas em valores maiores, pois quando o indivíduo paga corretamente as parcelas da primeira concessão, ele demonstra sua capacidade empreendedora", lembrou o secretário, frisando que "com as concessões de microcréditos da Caixa, o dinheiro que talvez fosse aplicado em outros lugares passa a ser investido na cidade e isso é ótimo para a economia do município".

Ângelo aproveitou para falar sobre a busca de ofertas de cursos do PRONATEC feita pela Secretaria, a fim de beneficiar os alunos do Ensino Médio que estão prestes a entrarem no mercado de trabalho e poderão ter a oportunidade de saírem com qualificação profissional. Destacou também que a intenção é fomentar de uma forma generalizada o microempreendedorismo entre esses estudantes, de modo que uma vez inseridos no mercado eles possam aumentar a oferta de serviços, de produtos e de microempresas na cidade, porque elas têm vantagens que são frutos da lei geral municipal das microempresas. "Em uma licitação da prefeitura, por exemplo, se uma grande empresa apresenta a mesma proposta de uma microempresa, a micro tem a preferência. Além disso, as microempresas são responsáveis pela maior parte das ofertas de empregos no Brasil e há um ambiente muito propício hoje para o crescimento do número de microempresas e microempreendedores em Cataguases".

Finalizando, Ângelo, demonstrando estar empenhado para o progresso da cidade, revelou que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio vai realizar diversos projetos com apoio do Governo Federal para oferecer suporte às microempresas de Cataguases, inclusive no que diz respeito à estruturação física delas. Ele, no entanto, preferiu não adiantar quais projetos seriam estes, "porque ainda dependo de alguns detalhes técnicos", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: indústria - comércio - cataguases - empreendedorismo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: