Em 21/03/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Palavra do Governador destaca projeto de qualificação profissional por meio de ensino a distância

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais

Download

O tema do programa Palavra do Governador desta semana é a educação a distância. Lançada recentemente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), a Universidade Aberta e Integrada de Minas (Uaitec) oferece cursos gratuitos com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos estudantes.

“O ensino a distância hoje, no Brasil, tornou-se uma necessidade e (com a Uaitec) vamos ter uma universidade verdadeira, moderna, utilizando os instrumentos tecnológicos mais recentes, disponíveis para a preparação dos nossos jovens. Ela é gratuita e tem como objetivo dar uma alternativa àqueles que têm uma dificuldade e estão distantes das universidades ditas tradicionais”, ressalta o governador Antonio Anastasia.

 

Com a Uaitec, a meta do Governo de Minas é chegar a 120 pontos de educação a distância em todas as regiões do estado. Já foram inauguradas dez unidades da universidade em Caeté, Uberaba, Santa Vitória, Ituiutaba, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Pouso Alegre, Pedra Azul, Passos, Juiz de Fora, Monte Carmelo e Brasília de Minas. Os primeiros cursos oferecidos fazem parte do programa Idiomas para a Cidadania. São 32 mil vagas para os cursos de português, inglês, francês e espanhol.

 

“O conhecimento pleno da língua é um pré-requisito às vagas do programa Ciência sem Fronteiras. Então, vamos auxiliar os jovens mineiros a se preparar melhor e, é claro, eles voltarão no futuro, mais preparados, para ter empregos melhores e participar do desenvolvimento de Minas Gerais”, destaca o governador.

 

Durante o lançamento da Uaitec, em fevereiro deste ano, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, ressaltou o pioneirismo de Minas ao aproveitar a rede já existente de 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) para ampliar a capacidade de disseminação do conhecimento. As unidades da Uaitec contam com sistema de videoconferência e salas padronizadas, além de um avançado laboratório vocacional de biocombustível. A estrutura também vai oferecer, no futuro, cursos de tecnólogos, graduação e pós-graduação.

 

“É o ensino a distância servindo também para que o aluno possa ter um contato bastante real com experiências de natureza científica e tecnológica. Nós acreditamos que essa metodologia vai se estender também à rede pública de ensino e é um passo muito importante para termos entre nós uma educação cada vez de melhor qualidade”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade HD).

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: