Em 16/03/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Pesquisa do Ministério da Saúde elege João XXIII o melhor do país em atendimento de emergências

Pronto-socorro mineiro teve a maior média dentre o

Pronto-socorro mineiro teve a maior média dentre o

Download

O Hospital João XXIII foi considerado o melhor dentre os hospitais participantes da pesquisa de satisfação do usuário feita pelo programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde, em dezembro de 2012, divulgada na última semana.

 

O principal objetivo da sondagem foi avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de saúde oferecidos por 11 hospitais de diferentes estados brasileiros, todos nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Entre os prontos-socorros públicos avaliados, o João XXIII foi o que obteve a melhor média: dos 17 critérios pesquisados, a unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) teve a maior nota em 11.

 

Participaram da pesquisa, além do João XXIII, os hospitais Restauração (Recife/PE), Urgências Goiânia (Goiânia/GO), Roberto Santos (Salvador/BA), Miguel Couto (Rio de Janeiro/RJ), Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre/RS), José Frota (Fortaleza/CE), Santa Casa de Misericórdia (São Paulo/SP), Albert Schweitzer (Rio de Janeiro/RJ), Base (Brasília/DF) e Santa Marcelina (São Paulo/SP).

 

A avaliação se consistiu em uma pesquisa amostral feita por meio de questionário único aplicado via telefone. No total, foram realizadas 3.300 entrevistas, o que corresponde a 300 pacientes ou acompanhantes em cada unidade. Dos entrevistados, 96% tinham nível médio de escolaridade e a identidade de todos foi preservada, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Segundo o presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros de Martins, o resultado da pesquisa reflete os esforços que vem sendo empenhados no Hospital João XXIII desde 2003. “Esse trabalho consiste em modernização por meio de investimentos em infraestrutura, reformulação total do parque tecnológico e de equipamentos e, principalmente, reformulação do processo de trabalho e capacitação dos recursos humanos existentes”, declara.

 

Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu R$ 51 milhões em melhorias da unidade. “Toda a área assistencial foi reformada e foram adquiridos novos e modernos equipamentos, oferecendo mais conforto ao usuário e melhores condições de trabalho aos funcionários”, explica Martins.

 

Para o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o Hospital João XXIII é uma referência em atendimento de urgência e um motivo de orgulho para os mineiros. “Temos ali uma vocação e uma cultura de excelência no serviço. A unidade de queimados, o atendimento a grandes traumas, a neurocirurgia, os acidentes de mãos, todos estes são serviços difíceis de encontrar e altamente especializados”, observa.

 

O secretário explica que, nos últimos anos, o hospital foi se aperfeiçoando e atualmente consegue atender uma situação de múltiplas vítimas com agilidade. “Se houver uma catástrofe, temos uma estrutura flexível que, imediatamente, pode aumentar em 20% sua capacidade de atendimento. A unidade possui heliporto e, quando necessário, pode receber demandas de qualquer ponto do estado”, afirma.

 

Dentre os quesitos em que o Hospital João XXIII foi superior aos demais na pesquisa do Ministério da Saúde estão:

 

- acesso ao Hospital e classificação por risco, com média 8,72 de aprovação, em escala de 0 a 10;

 

- avaliação no tempo de espera para o atendimento no hospital (apenas 12% acharam que o atendimento demorou);

 

- duração do atendimento, com 90% dos entrevistados satisfeitos;

 

- tempo ideal de permanência para visitas, com 83% de aprovação;

 

- recebimento de medicamentos e materiais pelo pacientes, com 98% de satisfação;

 

- atendimentos da enfermagem, dos funcionários e geral, com médias 8.82, 8.87 e 8.96 de aprovação, respectivamente, em escala de 0 a 10;

 

- confiança na equipe de saúde (apenas 3% não confiaram na equipe no momento do atendimento);

 

- sinalização do ambiente, com 96% de aprovação;

 

- exames necessários realizados, com 98% de satisfação;

 

- retorno ou recomendação – 96% dos entrevistados recomendariam os serviços do hospital a amigos e familiares;

 

- satisfação em relação ao hospital em geral, com 9.03, em escala de 0 a 10.

 

Nesta sexta-feira (15), a revista Veja BH divulgou em seus canais na Internet a capa da próxima edição, que traz com destaque uma reportagem sobre a rotina do Hospital João XXIII.

 

Fonte: Agencia Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: