Em 09/03/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

SRE de Leopoldina divulga resultado do Proalfa 2012 em que obteve excelente resultado

A SRE Leopoldina obteve ótimo resultado no Proalfa

A SRE Leopoldina obteve ótimo resultado no Proalfa

Download

 

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina divulgou o resultado do PROALFA 2012 e nos próximos dias irá analisá-lo com os responsáveis pelas escolas. A nota conquistada por aquela Regional foi de 95,1% e proficiência de 628, sendo que 97,6% dos alunos estão no nível recomendado, o que significa o efetivo empenho dos envolvidos na escola, revelou satisfeita, a Superintendente Regional de Ensino, Solange Cabral Riguete (foto ao lado).

 

O ótimo resultado serviu também para que a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais decidisse aprimorar ainda mais a metodologia de aferição do PROALFA a fim de torná-lo ainda mais qualificado, acrescentou a Superintendente. Atualmente, a avaliação é feita em três categorias de desempenho: baixo, intermediário e recomendado. Em 2013 o Proalfa deverá ganhar mais um nível de avaliação: o avançado. O objetivo é motivas as escolas a buscar um patamar de excelência ainda mais elevado.

 

Segundo Solange Riguete, o Proalfa também vai analisar o desenvolvimento dos alunos do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em Matemática. O Programa de Avaliação analisa, desde  2006, o desenvolvimento dos estudantes daquela série apenas em Língua Portuguesa.

 

O Proalfa é um importante instrumento de avaliação para o Estado e para os municípios. O exame que tem por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim do ciclo de alfabetização acontece anualmente. O Proalfa é, portanto, direcionado a todos os estudantes da rede pública do 3º ano do ensino fundamental e de maneira amostral aos estudantes do 2º e 4º anos do ensino fundamental.

 

O Proalfa é aplicado não só nas escolas da rede estadual, mas também nas escolas municipais de Minas Gerais. No total, cerca de 400 mil estudantes fazem as provas todos os anos e o índice de participação no Estado nas últimas edições ultrapassou os 90%.

 

As provas são desenvolvidas e corrigidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Aplicados nas próprias escolas, os testes são distribuídas para as 47 SREs que, por sua vez, repassam às escolas. Ao fim da aplicação, as provas retornam para Juiz de Fora, onde são corrigidas.

 

 

(Com Informações do CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: