Em 10/03/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Ubá revitaliza prédio onde funcionam a UEMG, UAB e a FUNIR

Após a reforma a instituição sediou uma aula magna

Após a reforma a instituição sediou uma aula magna

Download

 

Localizado na Avenida Olegário Maciel, nº 1427, foi revitalizado com ampla reforma, o imóvel que abriga a Fundação Irailda Ribeiro, (FUNIR) autarquia mantenedora da Universidade do Estado de Minas Gerais, (UEMG) da Universidade Aberta do Brasil, (UAB) e da Escola Técnica Federal (E-TEC) de cursos técnicos profissionalizantes. Com investimentos de cento e sessenta mil reais, a Prefeitura atendeu às reivindicações dos alunos, funcionários e professores e concluiu a colocação do novo piso, do forro em todo o teto, pintura interna, instalação de redes bloqueadoras de pássaros, retirada de goteiras e proteção contra inundações na área da biblioteca. A Prefeitura doou também 14 aparelhos de ar refrigerado, cuja instalação será custeada pela UEMG, conforme informou o diretor da instituição, Professor Kenedy Freitas.

 

O Prefeito Vadinho Baião falou: “nossa vinda aqui na UEMG hoje é para entregar algumas obras que nós fizemos para os estudantes. Vemos a satisfação dos estudantes e vemos que nós cumprimos aquilo que prometemos, que é deixar esta estrutura física um pouco melhor para que eles possam produzir mais e estudar num ambiente mais apropriado. Isto para nós é uma satisfação muito grande. Ainda temos muito a caminhar para que seja construída uma estrutura no campus da UEMG, no terreno que a Prefeitura doou ao Estado, e nós queremos participar desta caminhada naquilo que for possível.”

 

A entrega das obras aconteceu no dia 5 de março e teve ainda aula magna ministrada pelo professor Luiz Claudio Costa, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa, atualmente, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, (INEP Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação responsável por estudos e pesquisas que fornecem dados e demandas para que o Governo Federal elabore políticas públicas educacionais, além da manutenção de programas como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

 

Na aula magna, Luiz Claudio enfatizou a importância das universidades para o país: “como instituições das ciências, das tecnologias e do conhecimento, as universidades têm a responsabilidade e a obrigação de buscar e construir um novo modelo civilizatório voltado para o social, para o coletivo.” Destacou como muito recente, a criação de universidades no Brasil, lembrando ainda que o acesso a elas era um privilégio das elites. Citando números, Luiz Claudio mostrou o crescimento e a democratização do ensino universitário no país: “no início do Governo Lula, em 2003, tínhamos 45 universidades federais e em 2012 chegamos a 59 com a criação de 14 novas universidades, aumentando de 109.200 vagas em 2003 para 243.500 vagas em 2012. Também tivemos crescimento expressivo nos cursos de graduações presenciais que eram 527.700 matrículas em 2003 e que hoje ultrapassam 700.000 matrículas. Tínhamos 114 campus universitários em 2003 e em 2012 atingimos a cifra de 230 novos campus. Também houve expressivo crescimento do Financiamento Estudantil (FIES) e nos valores destinados pelo Governo ao ensino superior;  em 2003 as universidades federais receberam R$ 9,6 bilhões e em 2011 os investimentos ultrapassaram a casa dos R$ 23,6 bilhões,” concluiu.

 

 
Fonte e foto:Assessoria de Comunicação da PMU
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: