Em 06/03/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Itamarati de Minas vai realizar sua primeira campanha de doação de medula óssea

Itamarati de Minas terá sua primeira campanha de d

Itamarati de Minas terá sua primeira campanha de d

Download

 

Texto de Paulo Victor Rocha

 

No dia 23 de março, das 8 às 14 horas vai acontecer, no Centro de Saúde de Itamarati de Minas, uma campanha de doação de medula óssea. O evento é inédito na cidade e, para mobilizar a população, ajudar a divulgar e conscientizar as pessoas da importância da campanha será realizado um passeio ciclístico com saída do posto de saúde, às 10 horas. O evento é uma iniciativa da enfermeira Thaís Amorim, que trabalha naquela cidade.

 

Qualquer cidadão com idade entre 18 e 55 anos e que tenha boa saúde poderá se tornar doador, basta levar documento pessoal com foto, para que seja feito o cadastro nos Registros de Doadores de Medula Óssea, que ajuda na busca de um doador compatível, quando um paciente necessita de transplante. Segundo Thaís, “precisamos de cem amostras de sangue e contamos com a participação de pessoas de toda a região”, disse.

 

A medula óssea é constituída por tecido líquido-gelatinoso presente no interior dos ossos e serve para produzir as hemácias que fazem o transporte de oxigênio na circulação, além dos leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo, e as plaquetas, que fazem a coagulação do sangue quando, por exemplo, o indivíduo se machuca.

 

Por isso, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pacientes com doenças sanguíneas, como leucemia, linfomas, aplasia medular, entre outras doenças. Nesse sentido, é necessária a mobilização de todos que podem doar, a fim de que vidas sejam salvas. Como recompensa, o doador recebe a certeza de que fez a diferença na vida de alguém, agindo de forma solidária e humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: