Em 01/03/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Itamarati de Minas comemora nesta sexta-feira, 1º, cinqüenta anos de emancipação política

Prefeitura de Itamarati de Minas, que comemora 50

Prefeitura de Itamarati de Minas, que comemora 50

Download

 

Itamarati de Minas comemora nesta sexta-feira, 1º de março, 50 anos de sua emancipação política. Uma série de atividades foi programada para comemorar a data que começa às 8 horas da manhã com a realização de torneios esportivos entre empresas da cidade. À tarde, às 17 horas, acontece uma “Rua de Lazer” na Praça Astolfo Tavares com brincadeiras e diversões para as crianças e, às 20 horas, haverá uma queima de fogos e a cerimônia oficial presidida prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes e que vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itamarati de Minas, Luiz Beghine, vereadores e convidados. Em seguida serão apresentados trabalhos sobre a história do município e eventos culturais. A Banda de Música Santa Cecília fará a última apresentação da noite, encerrando os festejos.

 

Um pouco da História

Em 30 de dezembro de 1962 o então Distrito de Itamarati foi emancipado. Desde sua fundação, em 1891, até aquela data pertencia ao Município de Cataguases. Em seguida foi nomeado um intendente para organizar a parte burocrática da nova cidade. Coube à ele também esclarecer e capacitar a população a participar da primeira eleição direta que escolheu o Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores.

 

A instalação do Município aconteceu no dia 1º de março de 1963, tendo como Intendente o Dr. Cirênio Rodrigues Gomes, Secretário Galba Rodrigues Ferraz e Tesoureiro Alonso Rodrigues Gomes. O Dr. Cirênio Rodrigues Gomes nasceu em Itamarati e, adolescente, mudou-se para Cataguases. Posteriormente trabalhou no IBGE. Retornando a Itamarati foi indicado para ser Intendente por ser dinâmico, honesto e trabalhador. Galba Rodrigues Ferraz nasceu em Itamarati de Minas no dia 4 de julho de 1926. Contribuiu significativamente com o movimento para a emancipação do Distrito. Utilizou-se do secretariado para implantar a Escola da Comunidade Almirante Saldanha da Gama, primeiro ginasial (5ª a 8ª série) existente no Município no ano de 1963.

 

Durante o período da intendência (seis meses) ocorreram também aberturas de ruas, ampliação do cemitério, início das obras para o campo do Tupi F.C, início das obras da Igreja de São Cristóvão, o que permitiu um desenvolvimento grandioso, já que o Município se encontrava há pouco independente de Cataguases. As ruas eram abertas utilizando as terras pertencentes ao governo em mãos de alguns moradores e fazendeiros.

 

Os eleitos na primeira eleição que teve chapa única foram Jupiracy Martins de Freitas, prefeito e Álvaro da Silva Tavares, vice-prefeito. A primeira Câmara Municipal, cuja legislatura teve início em 23 de agosto de 1963 e término no dia 30 de janeiro de 1967, foi formada pelos seguintes vereadores: Anésio Ladeira, Bertolano de Assis Marinho, Clodomiro Herbert Duarte, Francisco Luiz da Silva, João Baptista Rodrigues Gomes, José Zanela, Jovercino Calixto Pires, Mário de Souza Pinto e Vitorino Gonçalves da Silva.

 

 

Com informações de www.itamaratideminas.mg.gov.br e foto acima de Maria Fernanda Beghine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: