Em 27/02/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mulher assume o Comando de Policiamento da Capital pela primeira vez

  Natural de Belo Horizonte e bacharel em Direito,

Natural de Belo Horizonte e bacharel em Direito,

Download

Pela primeira vez na Polícia Militar de Minas Gerais, uma mulher assume a chefia do Comando de Policiamento da Capital. Nesta segunda-feira (25), a coronel Cláudia Araújo Romualdo assumiu o comando da 1ª Região de Polícia Militar em solenidade no centro de Belo Horizonte. A cerimônia teve a presença do comandante-geral da Corporação, coronel Márcio Martins Sant´Ana, do chefe do Estado-Maior, Divino Pereira de Brito, e do secretário estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

 

Natural de Belo Horizonte, a oficial de 44 anos é bacharel em Direito, formada pela UFMG. Cláudia ingressou na PMMG em 1986 e comandou o 36º BPM com sede em Vespasiano, o 13º BPM, em Belo Horizonte, o 23º BPM, em Divinópolis, e o Batalhão de Missões Especiais, atualmente Batalhão Rotam. À frente do Comando de Policiamento da Capital, ela substitui o coronel Rogério Andrade, que ficou um ano no cargo e solicitou sua transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva.

 

Na área administrativa, a coronel Cláudia exerceu funções em vários setores no Estado-Maior e também na Diretoria de Finanças, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, na Ouvidoria da Polícia Militar e no Centro de Administração de Pessoal, onde foi chefe da Seção de Contagem de Tempo e Taxação e subchefe e chefe do Centro de Administração de Pessoal.

 

A oficial foi promovida a coronel no dia 26 de setembro de 2011, quando assumiu o comando da 3ª Região de Polícia Militar, também com sede em Vespasiano, função que exerceu até ser indicada pelo Comando Geral, com aval do governador e do vice-governador do Estado, para comandar a 1ª RPM.

 

Profissionalismo e experiência destacados

 

Durante a solenidade desta segunda-feira, o coronel Sant´Ana destacou a competência da nova comandante. “A coronel Cláudia é uma oficial dedicada e traz uma nova perspectiva para o policiamento em Belo Horizonte,  no que diz respeito ao estilo de comando e às características pessoais”, afirmou.

 

Segundo o comandante-geral, Cláudia traz uma grande experiência da 3ª RPM, responsável pela segurança de 22 cidades e que tem características de capital e do interior. Ele chamou a atenção para o fato de a oficial estar sempre junto à tropa na condução das ações policiais.

 

 “A transitoriedade faz parte da nossa vida. Presenciamos a trajetória exitosa do coronel Rogério e, agora, temos o início da jornada da coronel Cláudia no comando do CPC que, temos certeza, também será árdua, mas coroada de sucessos, dada a sua capacidade e espírito inovador”, exaltou.

 

A coronel Cláudia, por sua vez, ressaltou os novos desafios que terá. “As mudanças fazem parte da cultura da instituição que, especialmente na função de comando, pode ser comparada a uma corrida de revezamento, onde o antecessor conduz o bastão até determinado ponto. A partir dali, aquele que chegar dará sua contribuição para a conquista dos resultados que serão positivos se o trabalho for realizado em equipe. O coronel Rogério desenvolveu um excelente trabalho à frente do CPC, trabalho este a que pretendemos dar continuidade”, disse.

 

O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, também demonstrou seu apoio à nova comandante. “Desejamos que a coronel Cláudia tenha, à frente do CPC, o mesmo êxito que vem obtendo ao longo de sua carreira”, declarou.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: