Em 23/02/2013 às 20h41 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ex-aluna do Programa de Educação Profissional se torna servidora do Estado

Camila Veríssimo se formou no curso Técnico de Inf

Camila Veríssimo se formou no curso Técnico de Inf

Download

Camila Graziélle Veríssimo, de 21 anos, é ex-aluna do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e ilustra bem a dinâmica do programa, que em sua última edição recebeu 128.371 inscrições. Camila foi aprovada em 2º lugar no concurso para o cargo de Técnico em Informática com lotação na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo, e de aluna da rede estadual de ensino passou a ocupação de servidora no Governo de Minas. A jovem foi aprovada no PEP, em 2010, quando concluía o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual São Vicente de Paula.

 

“Escolhi o curso Técnico em Informática já pensando nas oportunidades de trabalho. Além disso, o curso técnico nos dá uma noção prática da profissão, o que é reconhecido pelo mercado. É uma oportunidade única também porque dá todo um suporte financeiro para o estudante”, explicou a servidora, lembrando as razões que a levou a eleger o PEP como porta de entrada para o mundo profissional. Conquistar uma vaga para o curso de Análise de Sistemas na Universidade Federal do Paraná (Unopar) é o seu objetivo atual.

 

A Unopar administra o curso técnico oferecido no Colégio Técnico São Geraldo, onde Camila se formou. O PEP assume o pagamento integral de todo o curso – desde a inscrição, mensalidade até material didático -, e na sua 7ª e última edição, ofertou 30 mil vagas em 50 cursos disponíveis em 82 municípios mineiros.

 

O superintendente de Desenvolvimento de Educação Profissional, da Secretaria de Estado de Educação, Rafael de Freitas Moraes chamou atenção para as vantagens do programa que em sua 7ª edição ofertou cursos ligados a doze eixos tecnológicos: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Recursos Naturais; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais e; Ambiente Saúde e Segurança.

 

“A qualificação profissional aumenta significativamente a chance do jovem se inserir no mercado de trabalho. Fizemos um levantamento na última edição e que mostra que a taxa de ocupação dos alunos egressos do PEP é de 68%, enquanto no restante de Minas Gerais este índice é de 43%. Existe um apagão de mão de obra no Brasil, e há uma demanda real das empresas e das prestadoras de serviço por esta mão de obra qualificada”, explicou. O superintendente explicou ainda que “as vagas oferecidas são de instituições de qualidade e em cursos que facilitam a entrada do aluno no mercado de trabalho”, concluiu.

 

Calendário

 

Os candidatos que concorrem às vagas nos cursos técnicos do Programa de Educação Profissional (PEP) devem ficar atentos ao calendário do processo seletivo, que a partir do dia 4 de março, divulgará os resultados no site do programa.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: