Em 08/02/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Na contramão dos outros estados, indústria mineira cresceu no acumulado de 2012

Na contramão dos outros estados, indústria mineira

Na contramão dos outros estados, indústria mineira

Download

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgada nesta quarta-feira (06) aponta que, na contramão da maior parte dos estados brasileiros, Minas Gerais registrou resultado positivo na produção industrial ao longo de 2012.

 

No acumulado do ano, a indústria mineira como um todo registrou variação de 1,4% com relação a 2011. Bahia (4,2%), Goiás (3,8%), Região Nordeste (1,7%) e Pernambuco (1,3%) foram as outras quatro localidades pesquisadas que registraram crescimento neste setor da economia.

 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, comemorou os resultados de Minas e reiterou que, uma vez mais, a localização privilegiada do Estado vem sendo um grande indutor do crescimento industrial. Segundo ela, os dados comprovam o crescimento que vem sendo observado nos Estados do Nordeste e Centro-Oeste.

 

“O que podemos concluir destes resultados é que Minas Gerais, por sua localização geográfica, está no lugar certo e está aproveitando desta vantagem para atrair indústrias que visam estes mercados em ascensão. Por outro lado, também não perdemos de vista os maiores mercados consumidores do pais, localizados nas regiões Sudeste e Sul”, disse ela.

 

A produção industrial caiu em nove dos 14 estados pesquisados pelo IBGE no acumulado de 2012: Amazonas (-7,0%), Espírito Santo (-6,3%), Rio de Janeiro (-5,6%), Paraná (-4,8%), Rio Grande do Sul (-4,6%), São Paulo (-3,9%), Santa Catarina (-2,7%), Ceará (-1,3%) e Pará (-1,1%). A média nacional, portanto, teve uma queda de 2,7% segundo o instituto.

 

O IBGE atribui a desaceleração à redução na fabricação de bens de consumo duráveis (motos, aparelhos de ar-condicionado, fornos de micro-ondas, telefones celulares, relógios, televisores e automóveis) e de bens de capital (especialmente para equipamentos de transporte e para construção), além da menor produção vinda dos setores extrativos (minérios de ferro), têxtil, calçados e couro, vestuário e metalurgia básica.

 

Dezembro também registra crescimento

No mês de dezembro de 2012, com relação a igual mês do ano anterior, a produção industrial nacional recuou 3,6%. Nesse mês, Minas Gerais registrou 4,1% de crescimento na comparação.

 

A Bahia (20,6%) também mostrou avanço acentuado em dezembro, impulsionado em grande parte pelo desempenho positivo dos setores de produtos químicos e de refino de petróleo e produção de álcool, ao lado de Goiás (7,6%), Região Nordeste (7,1%) e Pernambuco (0,8%).

 

As quedas mais intensas foram registradas por Paraná (-28,3%) e Rio Grande do Sul (-13,4%). Espírito Santo (-9,8%), Amazonas (-6,0%), Pará (-3,4%), Rio de Janeiro (-3,1%), Ceará (-2,6%), Santa Catarina (-2,5%) e São Paulo (-1,5%) completam o conjunto de locais que assinalaram taxas negativas na comparação entre dezembro de 2012 e dezembro de 2011.

 

Na passagem de novembro para dezembro de 2012, a estabilidade no patamar de produção observada na indústria também foi verificada regionalmente. Paraná (-3,5%), Rio Grande do Sul (-2,0%), Espírito Santo (-1,9%), Rio de Janeiro (-1,3%), Ceará (-1,1%), Minas Gerais (-1,0%) e Amazonas (-0,5%) assinalaram recuo na produção de um mês para o outro. Por outro lado, Goiás, com expansão de 13,7%, registrou o crescimento mais elevado no período, seguido por Pernambuco (7,6%), Bahia (4,7%), Pará (4,0%), Região Nordeste (2,7%), São Paulo (0,6%) e Santa Catarina (0,4%).

 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: