Em 06/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Travessia Renda é apresentando às prefeituras que serão beneficiadas em 2013

Evento de apresentação reuniu prefeitos e secretár

Evento de apresentação reuniu prefeitos e secretár

Download

Representantes de 40 municípios mineiros que serão beneficiados pelo Projeto Travessia Renda, a partir deste ano, participaram nessa terça-feira (5), no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, de reunião realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) para conhecerem a dinâmica do projeto.

 

No encontro, foi formalizado o compromisso de parceria, juntamente com os prefeitos, secretários municipais e articuladores dos municípios, no âmbito das ações do eixo renda do Programa Travessia. Os participantes receberam orientações sobre o projeto, o termo de compromisso e o cronograma das ações nos municípios, além de serem apresentados aos serviços oferecidos pela Sete. Na oportunidade, também foram entregues os formulários de demandas para a definição dos cursos de educação profissional nas cidades.

 

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou a importância da participação das prefeituras. “Sem o apoio de vocês, prefeitos, não podemos fazer nada. O Estado não atua sozinho. Ele trabalha em conjunto com os municípios. Esse é um dos maiores programas do Governo do Estado. É algo nunca visto e por isso estamos aqui hoje reunidos para aprender toda essa estrutura. Explicar o passo a passo”. Ainda segundo Rabelo, “a qualificação será feita com responsabilidade social para que os trabalhadores beneficiados sejam inseridos no mercado de trabalho de fato”.

 

O prefeito de São Bento Abade, Reinaldo Vilela, aprovou a iniciativa e comemorou ter sido contemplado. “É uma alegria muito grande em participar desse projeto do nosso governador. Tive a honra de ser agraciado. Agora é preciso que todos nós prefeitos possamos colaborar com algo tão importante para o povo mineiro”.

 

Segundo o gerente do Projeto Travessia Renda, Agnus Rodrigues, é preciso que os prefeitos saibam das suas responsabilidades. “Este é o nosso compromisso com vocês prefeitos. Estamos aqui para apresentar o que é de competência da Sete e também o que cabe a cada um de vocês. É preciso ter responsabilidade, principalmente na escolha daquele servidor que será capacitado para ser o gestor na sua cidade”. 

 

Na oportunidade, os diretores da Superintendência de Formação e Qualificação para o Trabalho da Sete e a gerente do projeto Rede Mineira do Trabalho, apresentaram os cinco eixos de atuação do Travessia Renda: a qualificação profissional, a elevação de escolaridade, o Mutirão da Cidadania, a Formação de Gestores Municipais e o Microcrédito Produtivo Orientado.

 

Programa Travessia

Lançado em 2008, o Programa Travessia tem como objetivo aumentar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) dos municípios selecionados, subsidiando, financeira e tecnicamente, iniciativas que possam garantir o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis nos municípios e localidades territoriais definidas. Por meio do programa, são desenvolvidas ações simultâneas e articuladas entre várias secretarias e órgãos públicos estaduais nas áreas de saúde, educação, saneamento, emprego e renda, com abrangência em 130 municípios.

 

O Projeto Travessia Renda, integrante do Programa Travessia, visa promover a inclusão social e produtiva da população mineira. Atua potencializando a empregabilidade do trabalhador e suas oportunidades de geração de renda por meio da educação profissional, elevação de escolaridade, emissão de documentos e apoio à gestão municipal nas políticas de trabalho, emprego e renda, atendendo 40 municípios. O Travessia Renda constitui-se por cinco eixos: a qualificação profissional, a elevação de escolaridade, o Mutirão da Cidadania, a formação de gestores municipais e o microcrédito.

 

Municípios beneficiados pelo Travessia Renda em 2013

Campo Azul, Diogo de Vasconcelos, Dom Joaquim, Frei Lagonegro, Iraí de Minas, Jequeri, Lagoa Grande, Malacacheta, Oratórios, Orizania, Peçanha, Pintópolis, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Fé de Minas, São Francisco de Paula, São João do Pacuí, São José do Jacuri , São Sebastião do Maranhão, São Tomé das Letras, Simonésia, Conceição do Mato Dentro, Gonzaga, Sao Romão, Ponto Chique, Candeias, Lagoa Formosa, Matutina, Tiros, Ibiaí, Ibituruna, São Bento Abade, Abadia dos Dourados, Barra Longa, Carlos Chagas, Guaraciaba, Icaraí de Minas, Lagoa dos Patos, Materlândia, Santana no Manhuaçu.

 

Números em 2012

Em 2012, 2.122 trabalhadores mineiros foram qualificados em 40 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri e 725 trabalhadores maiores de 18 anos concluíram o Ensino Fundamental por meio do programa de retorno à escolarização. No último ano, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego também emitiu 2.458 certificados do curso de Competências Básicas para o Trabalho. No Mutirão da Cidadania, foram emitidos 17 mil documentos entre Carteiras de Trabalho, Carteiras de Identidade e certidões civis.

 

Fonte: Agência Minas

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: