Em 05/02/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Instituições públicas de ensino superior apoiam projeto do Governo de Minas

A Uaitec pretende formar uma rede de educação supe

A Uaitec pretende formar uma rede de educação supe

Download

Em reunião realizada nesta segunda-feira (4), representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) de Minas Gerais puderam conhecer melhor a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), programa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que visa democratizar o acesso à educação em todo o Estado.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, apresentou aos dirigentes presentes o novo Subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, e reiterou a importância da participação das universidades no projeto. “Precisamos potencializar a formação de profissionais nas áreas em que Minas tem vocação ou carência de profissionais qualificados. As universidades mineiras são reconhecidas nacionalmente pela qualidade de seus cursos e esta parceria irá permitir a socialização do conhecimento. Esta rede só terá vida com a adesão das universidades públicas”, afirmou.

O programa Uaitec pretende formar uma grande rede de educação superior no Estado, unindo as instituições estaduais e federais na promoção de cursos de idiomas, tecnólogos, graduação e pós-graduação, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atender as demandas por mão de obra presentes em Minas. Para o presidente do Fórum das Ipes e representante da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva, o convite feito às instituições de ensino para participar da rede é positivo. “É uma parceria frutífera para os dois lados. Temos uma grande expectativa de que o convite será aceito por boa parte das universidades”, disse.

A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados; desses, 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que já estão em funcionamento, serão convertidos em Uaitec, potencializando a ampliação do acesso à educação superior gratuita e de qualidade. “Aproveitaremos parte da estrutura dos CVTs já existentes. O uso da tecnologia nos oferece uma capilaridade de atuação em todo Estado através do uso de uma plataforma que permite a inclusão social dos mineiros nas mais diversas regiões”, falou o secretário.

Para o coordenador pedagógico da Uaitec, Gilberto Caixeta, a utilização de recursos tecnológicos aliada a projetos politico-pedagógicos de qualidade valoriza ainda mais a educação no Estado. “Os recursos disponíveis na Uaitec estimulam o aprendizado do aluno, que experimenta a união entre as experiências acadêmicas, ofertadas na universidade, e o aprendizado profissional, através das interações tecnológicas”, relatou.

Cursos de Idiomas

O acesso à internacionalização da formação profissional é uma das possibilidades da Uaitec, como destacou o secretário Narcio Rodrigues. “Existe a necessidade em Minas de profissionais em áreas especificas, como etanol, recursos hídricos, TI e eletroeletrônica. É fundamental para quem quer atuar nessas áreas o domínio de outro idioma, até para que os estudantes possam concorrer a bolsas de estudo, como as do programa Ciências sem Fronteiras, que possibilitam aos alunos fazer estágio no exterior, promovendo a internacionalização da ciência e tecnologia no estado”.

Este ano, a rede Uaitec irá ofertar vagas para os cursos de inglês, francês, espanhol e português. O subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, ressaltou as mudanças sociais ocasionadas pelo aprendizado de uma nova língua. “Esta integração na formação é extremamente enriquecedora para o Estado, pois possibilita aos nossos alunos ter contato com o que há de mais moderno no mundo em termos de pesquisa e tecnologia, através da globalização do conhecimento, e também agrega cultura graças à experiência com outros povos. No final, quem ganha é o Estado de Minas, que recebe profissionais mais preparados e competitivos”, afirmou.

Fórum das Ipes

Fazem parte do Fórum das Ipes 14 instituições públicas de ensino superior: Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG).

Para o representante da Unifei, José Gilberto da Silva, a Uaitec é mais uma ferramenta no esforço de popularizar o acesso a educação. “Não se faz educação sozinho, fazemos sempre com o outro, congregando esforços para popularizar o aceso a educação e dessa forma promover o desenvolvimento social. Colocamo-nos a disposição para ajudar a Sectes neste desafio”.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: