Em 27/01/2013 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governador entrega certificados para participantes de curso de capacitação na Índia

O objetivo do governo de Minas foi melhorar as cha

O objetivo do governo de Minas foi melhorar as cha

Download

 

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta sexta-feira (25), no Palácio Tiradentes, certificados de conclusão de capacitação a 59 estudantes, professores e profissionais que participaram do programa de capacitação na Infosys, empresa líder global em consultoria, tecnologia e terceirização, na cidade indiana de Mysore.

Em junho de 2012, o governador formalizou parceria com a Infosys para implantação de programa de capacitação de estudantes, professores e profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI), em centro de treinamento da empresa na Índia. Foi a primeira vez que a Infosys promoveu esse tipo de treinamento para estudantes e profissionais do Brasil.

“Eu tenho dito que Minas Gerais tem um grande patrimônio mineral, agrícola, histórico, cultural, mas o patrimônio maior que temos é o capital humano dos mineiros. E esse capital humano é que deve ser cada vez mais aperfeiçoado, qualificado e aprimorado, não só em Minas com as nossas excepcionais universidades federais, estaduais e privadas, mas também no exterior”, defendeu Anastasia.

Foram selecionados 18 profissionais do setor, 20 professores universitários e 21 estudantes do último semestre de universidades públicas e privadas de Minas Gerais. O grupo embarcou no fim de julho último para a Índia. O objetivo do governo de Minas foi melhorar as chances dos profissionais mineiros no mercado, além de procurar auxiliar na ampliação de seus conhecimentos.

“Eu acredito que esses 59 mineiros que estiveram na cidade de Mysore não só tiveram a oportunidade única de estar naquilo que é hoje o estado da arte mais avançado em termos da tecnologia, mas, mais do que isso, tiveram a oportunidade de conviver com a cultura indiana que é tão rica”, afirmou o governador, lembrando da viagem que realizou ao país indiano, a partir da qual a parceria se estabeleceu.

Anastasia visitou a sede da empresa, quando o CEO S.D. Shibulal ressaltou a intenção de ampliar a atuação da multinacional em Minas Gerais. A sede da empresa no Brasil está instalada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A Infosys foi responsável pelo custeio do treinamento e hospedagem dos selecionados. Coube ao Estado, por meio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o custeio de passagens aéreas, traslados internos na Índia, uma ajuda de custo e seguro saúde. O valor total do investimento do Governo de Minas no programa foi de US$ 300 mil.

”Eu quero mais uma vez agradecer à parceria da Infosys, à Fapemig, à Fundação Dom Cabral, mas saudando de modo especial a esses 59 jovens de todas as idades que foram lá se aperfeiçoar durante esses quatro meses e que retornam a Minas Gerais com o objetivo de aplicar agora seus conhecimentos. Eu tenho certeza que a Infosys, cada vez mais enraizada no Brasil e presente em Minas Gerais, onde está a sua sede, poderá contribuir muito para o nosso desenvolvimento, porque ainda temos muito que aprender”, disse o governador.

Para o diretor geral da Infoys no Brasil, Herr Puneet Singh Gill, a parceria da empresa com o Governo do Estado ajuda a enfrentar um dos principais desafios do Brasil: a falta de mão de obra qualificada. “Certa vez Albert Einstein disse: ‘se os fatos não se adequam à teoria, mude os fatos’. Quando cheguei ao Brasil, em 2005, li um artigo em uma revista em que o título era ‘apagão de talentos’. E desde então tenho ouvido falar sempre sobre esse assunto. Hoje, o que estamos fazendo aqui é justamente mudando os fatos”, afirmou.  

 

 

Fonte, fotos e videos: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: