Em 30/10/2012 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Setor de Epidemiologia divulga índice de infestação do Aedes Aegypti em Cataguases

Agentes de Saúde fazem a fiscalização em residênci

Agentes de Saúde fazem a fiscalização em residênci

Download

 

A Secretaria de Saúde de Cataguases divulgou na terça-feira, 23 de outubro, o resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2012 realizado entre os dias 15 e 18 deste mês. Trata-se de um mapeamento onde são identificados os criadouros e a situação no município. O ìndice de Infestação Predial encontrado no período foi de 0,47%. Embora o resultado seja considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde (MS), as autoridades municipais alertam para o período chuvoso que se aproxima, e que favorece a proliferação do mosquito.
 
Foram pesquisados 1.461 imóveis pela equipe de servidores do Núcleo de Controle de Endemias e na Vila Domingos Lopes foi registrado 2,94% de positividade nos imóveis pesquisados. Nesta mesma localidade, o LIRAa do ano passado não encontrou focos. Este ano o bairro Dico Leite foi o segundo maior índice na área trabalhada com 2,19%, seguido pela Taquara Preta, 1,92% Granjaria, 1,72% e Vila Reis, com 0,73% de positividade.
 
Segundo o relatório, foram encontrados sete focos do Aedes aegypti nesse universo pesquisado pela Saúde. Conforme informou Wallace Jeorge de Oliveira, referência técnica de Endemias, o objetivo da equipe neste momento é remover os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti nessas localidades, com a proteção de reservatórios de água e também ampliando o diálogo com lideranças comunitárias, apresentando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes ae-gypti, a fim de traçar um plano de ação nas localidades mais atingidas.
 
Conforme assinala o Ministério da Saúde, a guerra contra a dengue é uma constante e a vitória sobre o mosquito depende da colaboração de todos, aliada às medidas governamentais. Por outro lado, adianta o MS, conhecer os Índices de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti é fundamental para orientar as ações de controle, indicando áreas prioritárias para implementação de medidas estratégicas.
 
As informações iniciais dão conta de que os principais criadouros do mosquito continuam a ser as caixas d’água, vasos de plantas, recipientes de plástico, entre outros objetos jogados no lixo. Ainda de acordo com os dados da Saúde, no mesmo período do ano passado o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti acusou 5,26% de positividade no bairro Isabel Tavares. Já nos imóveis pesquisados, na Vila Tereza o índice foi de 4,34%, bairro Leonardo, 4%, bairro Haidée, 3,47%, Popular, 3,33%, Paraíso,  2,43%, bairro Ibra-him, 1,61%, no Centro da cidade, 1,31%, e na Pampulha, 1,29%.
 
 
Texto: Vera Lúcia Maciel - Assessoria de Comunicação da PMC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: