Em 15/10/2012 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Interessados em adotar supera o número de crianças aptas em MG

Número de crianças e adolescentes abrigadas chega

Número de crianças e adolescentes abrigadas chega

Download

 

O número de casais interessados em adotar crianças em Divinópolis, no Centro-Oeste , ultrapassa o número de crianças e adolescentes que esperam por uma nova família, segundo a promotoria de Infância e Juventude da cidade.

Conforme informações do promotor Carlos Fortes, os perfis escolhidos pelos adotantes não se encaixam nas crianças e adolescentes aptos. Ele explicou que a principal preferência dos interessados cadastrados na fila de adoção é por crianças do sexo feminino, de cor branca e com faixa etária de até três anos. "Sem dúvidas posso afirmar que em todo o Brasil os pais que procuram adoção buscam este perfil. Temos hoje cerca de 70 crianças e adolescentes precisando de adoção na cidade e a lista de interessados é maior que esse número", disse.

Critérios para adoção
As famílias interessadas em adotar uma criança devem se habilitar junto à Vara da Infância e Juventude. Para isso, o primeiro passo é requerer sua inscrição. "Em seguida, é feita uma análise psicossocial deles e se a sentença for favorável, eles serão incluídos no cadastro de pessoas interessadas. Da mesma forma que existe um cadastro das crianças que estão prontas para serem adotadas, há um cadastro das pessoas interessadas em adotá-las", disse Fortes.

Empresária criou grupo após dificuldades para adotar
A empresária Sandra Amaral é fundadora do grupo de adoção 'De volta pra casa', em Divinópolis. Segundo ela, a ideia da criação surgiu após dificuldades que ela mesma teve, assim como outras famílias, ao querer concretizar o sonho da adoção.

"Eu passei por algumas dificuldades para concretizar a adoção da minha filha, por isso resolvi, junto com diversas outras pessoas, fundar e participar ativamente de um grupo de apoio à adoção que pudesse promover uma troca de experiências entre famílias adotivas, além de ser um local de apoio e orientação aos que desejam adotar, sem nenhuma forma de preconceito", explicou.

Sandra contou que sempre teve vontade de adotar uma menina porque já tinha dois filhos homens e ela conseguiu. Stefany tinha dois anos de vida quando foi escolhida por Sandra e hoje está com 13 anos. Para empresária, a vida teve outro sentido depois que a garota passou a fazer parte de sua história.

"Assim que eu trouxe minha filha para casa ela foi cercada de muito amor por toda a família. Apesar de muito judiada pela vida de abandono, passou a estar sempre sorrindo. Stéfany tinha dois anos e pesava 9,5 Kg. Portanto, estava cinco quilos abaixo do peso normal e muito debilitada. Sou muito mais feliz depois que a Stefany entrou na minha vida", afirmou Amaral.

A empresária e presidente do grupo 'De volta pra casa' hoje compartilha por meio de palestras o desejo e o amor pela adoção com muitos pais que estão na fila, à espera de uma criança. "Adotar é investir a sua vida na vida de outra pessoa sem querer nada em troca. É muito gratificante ver o quanto a minha filha me sufoca de amor. Somos uma família normal. Ter uma filha adotiva para mim é motivo de orgulho. Hoje nossa filha é uma menina dócil, amável, ativa, inteligente, bonita e tão normal quanto qualquer outra criança da sua idade. Porém, em especial: uma enviada de Deus", concluiu.

Lista de documentos necessários para habilitação para adoção na Comarca de Divinópolis

– Cópias autenticadas de Certidão de Casamento ou Nascimento e da Carteira de Identidade dos requerentes;
– Cópia do CPF dos requerentes;
– Xerox de Comprovante de Residência;
– Xerox de Comprovante de Rendimento;
– Certidão negativa dos distribuidores cíveis e criminais do foro de seu domicílio;
– 01 foto 3x4 dos requerentes;
– Atestado de Sanidade Física;
– Atestado de Sanidade Mental fornecido por Médico Psiquiatra ou Neurologista;
– Comprovante de Idoneidade Moral fornecido por duas pessoas, com firma reconhecida, com indicação de seus endereços e cópia das respectivas identidades.

 

Fonte: G1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: