Em 15/10/2012 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

SENAR leva a Ubá curso de Planejamento de Cardápios com aproveitamento de alimentos

O curso vai ensinar técnicas de aproveitamento de

O curso vai ensinar técnicas de aproveitamento de

Download

 

As potencialidades nutritivas dos alimentos não são aproveitadas integralmente pela maioria dos consumidores. Muitas vezes, sementes, cascas e talos são jogados no lixo, enquanto poderiam fazer parte dos ingredientes de várias receitas. Para que as famílias rurais possam mudar os hábitos alimentares, o SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece em várias comunidades o curso “Planejamento de cardápios com Aproveitamento de Alimentos”. Na próxima semana, Guidoval e Ubá recebem o treinamento, realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais dos municípios.

Segundo a instrutora Rita Maria de Oliveira, a alimentação é uma promoção à saúde. “Se todos os nutrientes que jogamos fora estivessem à mesa, nossa saúde responderia melhor. Muitos remédios estão nas refeições.” Além de mais saudável, a prática evita também o desperdício. Ela ressalta que a amamentação é uma das melhores formas de aproveitamento do alimento. “É a primeira vacina do ser humano. Todas as mães deveriam amamentar até pelo menos seis meses.”

Para que as famílias possam planejar o cardápio, aproveitando os alimentos, Rita ensina a verificar a safra. Depois, levar em consideração o orçamento familiar, a disponibilidade de tempo e os utensílios necessários para preparar as refeições.  A instrutora destaca ainda a questão da higiene. “A falta de higiene na preparação do alimento pode colocar a saúde em risco.”

Como alimentos que podem ser aproveitados integralmente, Rita cita a abóbora e o maracujá.  A semente de abóbora, por exemplo, pode ser torrada e consumida pura ou misturada aos alimentos. Já a casca do maracujá pode virar um doce. “A maioria das frutas, dos legumes e dos vegetais podem ser aproveitados e as famílias rurais têm acesso a estes alimentos.”

 

Fonte: Jornal A Voz

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: