11/11/2016 às 13h42m


Comida Japonesa, pode?

Uma dúvida muito comum aqui no consultório é sobre o consumo de comida japonesa. Pode? Não pode? Às vezes pode? E ai?

Quando vamos comer comida japonesa temos que pensar em algumas coisas como, quais as peças que vamos comer e se são cruas ou fritas, se tem arroz, o tipo de molho a ser usado e por ai vai.

Quando pensamos no arroz, em seu preparo usamos açúcar, sal e vinagre, então temos que levar isso em conta, além do arroz nós vamos consumir o açúcar.  E quando pensamos nos molhos? O molho Shoyo é um molho de soja e a cada 100g de molho tem em média 700mg de sódio, a OMS segundo as novas recomendações 2016 recomenda que a ingestão diária de sódio para um adulto seja de 2g/dia, então, caso você seja um amante da comida japonesa facilmente você excederá o consumo diário de sódio se abusar do molho Shoyo.

Não podemos negar os benefícios dos peixes da comida japonesa, mas você sabia que existe um verme que se chama Difilobotríase que se parece muito com a Tênia do porco e que se desenvolve no seu intestino causando uma grave verminose? Não sabia da existência desse verme? Entre os anos de 2004 e 2005 o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo notificou um surto dessa doença causado pelo consumo de sushis e sashimis em diversos restaurantes de culinária japonesa na cidade de São Paulo e cidades da Grande São Paulo. Esse tipo de doença é grave e pode causar sérios prejuízos para a saúde, por isso certifique-se sempre da higiene e limpeza do local onde você irá realizar a sua refeição.

A comida Japonesa é calórica?

A base da comida japonesa são os peixes e o arroz, então, quanto mais arroz mais calórico a refeição será, se você consumir as peças fritas então temos que levar em consideração a caloria da fritura também! Eu considero sim uma comida mais calórica, mas se você irá consumir muitas calorias isso dependerá das suas escolhas na hora de pedir as peças certas, então opte sempre pelas peças cruas que tem menos calorias caso você deseja consumir menos calorias.

Após consumir a comida japonesa o ideal é consumir muita água, pois o molho shoyo tem muito sódio.

Essas dicas não substituem a consulta com um nutricionista.

Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: