Em 03/08/2012 às 20h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Estado de Saúde promove ação contra a gripe na volta às aulas

A campanha de vacinação deve se estender até setem

A campanha de vacinação deve se estender até setem

Download A partir desta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizará ações nas escolas estaduais ressaltando os cuidados que devem ser adotados por alunos, professores e pais na volta às aulas para evitar a influenza. A ação, que deve se estender até setembro de 2012, foi estabelecida a partir da realidade do ambiente escolar, especialmente da sala de aula, que normalmente se caracteriza por ser um ambiente fechado, que facilita um contato mais próximo, favorecendo e potencializando a contaminação.
Para isso, foi elaborado um folder contendo explicações acerca do que é a gripe, seus sintomas, formas de prevenção e, ainda, o que fazer em caso de aparecimento de febre repentina, coriza, dores pelo corpo, entre outros. Além do folder explicativo, os alunos receberão um sabonete a fim de serem estimulados a lavar as mãos com frequência, uma das medidas mais eficientes para que doenças respiratórias e diarreicas sejam evitadas.
Ação
Utilizando critérios epidemiológicos, as regiões prioritárias em relação aos casos de gripe são: Centro, Sul e Triângulo. Os 133 municípios com incidência acima de 500 casos/100.000 mil habitantes receberão folhetos sobre a gripe; todos os alunos da rede estadual receberão um sabonete; haverá afixação de adesivos nos banheiros das escolas, com orientações sobre a importância da lavagem das mãos e a afixação de dois cartazes por escola sobre os cuidados com a gripe. Já os municípios que possuem mais de 1.000 casos/100.000 mil habitantes, e os municípios polo das regiões prioritárias (Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Passos, Varginha e Alfenas) contarão, ainda, com a visita dos promotores da SES.
A Secretaria de Saúde também desenvolveu um site e uma página no facebook que irão reunir informações de utilidade para cidadãos e gestores, contendo informes, peças publicitárias, dicas de prevenção, informações sobre a doença, entre outros.
Influenza
Popularmente conhecida como gripe, a influenza é uma doença historicamente antiga, que provoca epidemias todos os anos e pandemias com intervalos regulares.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Márcia Cortez, medidas simples, como proteger as vias aéreas quando for espirar ou tossir, utilizar lenços descartáveis para a higienização nasal, manter a higiene corporal, principalmente das mãos, que é onde se concentram um grande número de germes, ajudam a prevenir a doença.
Fonte: Agência Minas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: