Em 03/08/2012 às 11h10 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Entenda o funcionamento do GPS nos Smartphones e Tablets

O GPS dedicado não utiilza a internet e sim satéli

O GPS dedicado não utiilza a internet e sim satéli

Download A grande inovação tecnológica da última década foi a convergência entre o computador e o celular.Essas duas plataformas campeãs pareciam mesmo ter tudo a ver uma com a outra. Com a popularização da internet, essa integração acabou sendo um passo natural, e todos nós temos que agradecer e aplaudir os benefícios que nossos celulares e tablets nos proporcionam.
Uma das grandes utilidades que podemos usufruir nestes dispositivos são os aplicativos de GPS. São ferramentas práticas e funcionais e usadas cada vez mais por quem viaja com freqüência.
As dúvidas, porém, a respeito deles são variadas.
- O GPS de celular é tão bom quanto o aparelho de GPS dedicado?
- O aparelho de GPS não usa internet, mas ouvi dizer que preciso da internet para usar o GPS do celular.
- Testei o GPS do meu celular, mas ele é lento demais comparado ao aparelho de GPS.
Se entendermos um pouquinho de como o GPS dedicado e o GPS de smartphone funcionam teremos condições de fazer a escolha certa por nos atenderá melhor.
Explicando de forma bem simples o GPS é uma tecnologia de orientação que baseia-se em informações fornecidas por satélites. Essa tecnologia também é usada pelas empresas de telefonia para fazer o rastreamento entre aparelho móvel e torre.
Tanto os aparelhos de GPS dedicados, quanto os aplicativos de GPS existentes nos celulares e tablets, usam esta mesma tecnologia. Mas existe uma diferença crucial. Os aparelhos de GPS dedicados já vem com todos os mapas no próprio dispositivo, enquanto os smartphones vão fazendo o download dos mapas conforme necessário. Por isso é que o primeiro não depende da internet, enquanto os smartphones dependem dela para que o GPS funcione.
Porém, já existem alguns ótimos aplicativos para smartphones que permitem fazer o download dos mapas com antecedência, e armazená-los no seu dispositivo para uso offline. Neste caso, você pode baixar todo o itinerário e então não precisará mais da internet. Assim, seu tablete ou celular ficará igual a um GPS dedicado.
Além disso, é importante escolher um aplicativo que tenha uma versão brasileira, de forma que os mapas estejam atualizados e precisos, e os avatares suportem o idioma português. Um dos melhores aplicativos que podemos recomendar é o IGO My Way. Se você já possui um smartphone e não pode ou não quer usar um GPS dedicado, experimente este aplicativo. Com certeza você gostará dele.
Em um de nossos próximos artigos voltaremos a abordar este tema, e analisaremos outros bons aplicativos de GPS.
Até a próxima semana.
Alex F. Silva
Analista e Desenvolvedor da Vespersoft
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: