Em 27/07/2012 às 20h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina apresenta projeto de destinação final dos resíduos sólidos

Autoridades se reuniram para apresentar à populaçã

Autoridades se reuniram para apresentar à populaçã

Download A Prefeitura de Leopoldina realizou na tarde desta sexta-feira, 27, Audiência Pública para apresentar o projeto de tratamento dos resíduos sólidos (lixo) daquele município e receber sugestões da comunidade. O evento contou com a presença do Prefeito Bené Guedes, dos Secretários Municipais de Meio Ambiente, Fernando de Almeida Pires; Obras, Carlos Heleno Torres de Almeida, e o de Serviços Urbanos, Antônio Ferro de Oliveira, além da engenheira civil Íbia Nara Pinheiro da Silva, da empresa Catedralis Engenharia, responsável pela elaboração do projeto a ser implantado naquela cidade.
De acordo com o prefeito este projeto é o resultado de um esforço “muito grande do município no sentido de cumprir a legislação ambiental com profissionalismo e pensando no futuro de Leopoldina”, destacou Bené. Ele revelou que o município possui uma área na zona rural de doze alqueires adquirida na gestão do prefeito Márcio Freire, onde será feito o aterro sanitário do município. “A partir desta audiência estamos dando o primeiro passo no sentido de acabar com o lixão de Leopoldina”, completou.
Após esta Audiência Pública, Fernando Pires (foto abaixo), Secretário de Meio Ambiente, vai preparar o projeto de lei para ser entregue à Câmara Municipal na primeira sessão legislativa depois do recesso para que possa ser apreciado e votado. Ele disse que o texto reforça três prioridades a “redução, reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos”. O Plano foi elaborado pela empresa Catedralis, de Juiz de Fora, e custeado pela empresa Brookfield Energia e, a partir de sua aprovação pelos vereadores, deverá estar totalmente implementado em 180 dias, segundo previsão de Fernando Pires.
O projeto prevê a criação de uma usina de triagem e compostagem do lixo e vai obedecer à legislação ambiental vigente. “Quando o projeto estiver concluído deverão ser criados cerca de cem novos empregos”, revelou Fernando. Ainda conforme informou o Secretário, a implantação da coleta seletiva do lixo deverá começar “em breve”, como projeto piloto em apenas um bairro de Leopoldina para, a médio prazo, alcançar toda a cidade, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: