Em 27/07/2012 às 08h18 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Saúde de Cataguases prorroga campanha de vacinação contra gripe para crianças e gestantes

A vacinação continua para crianças e gestantes

A vacinação continua para crianças e gestantes

Download Embora Cataguases já tenha superado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, as coordenadorias de Epidemiologia e Imunização da Prefeitura informam que a vacinação contra a gripe foi prorrogada até novembro para as gestantes e crianças que farão seis meses de idade até outubro.
As doses continuam disponíveis nos postos de saúde dos bairros Leonardo, Paraíso e Bandeirantes, e na Policlínica Municipal. A Secretaria de Saúde de Cataguases alerta que crianças com idades entre seis meses a dois anos devem tomar duas doses, que devem ser aplicadas um mês após a primeira. “Só assim elas estarão totalmente protegidas”, ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Lívia Machado Milane.
Desde 5 de maio, quando começou a campanha, em Cataguases foram vacinadas 11.132 pessoas, o que representa 88,77% do público-alvo de 12.540 indivíduos preconizados. A meta era vacinar no mínimo 80% desse público que compreende crianças, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos acima de 60 anos.
O alerta vem crescendo com o avanço do inverno e o aumento do número de casos da gripe A H1N1 em Minas Gerais (15 óbitos já foram registrados desde o início do ano). Em geral, a gripe ocorre predominantemente nos meses mais frios. O vírus apresenta vários subtipos diferentes que circulam, a cada ano, nas distintas regiões do mundo, produzindo a chamada gripe ou influenza sazonal, cujos sintomas mais co-muns são febre, coriza, tosse, dor de garganta e mal-estar.
A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias, sem deixar sequelas ou produzir complicações. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas complicações são mais comuns em determinados grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de algumas doenças crônicas debilitantes.
As medidas preventivas comprovadamente eficazes devem ser amplamente adotadas com o intuito de minimizar a propagação do vírus: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas; evitar proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente lenço de papel descartável; e manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.
(Texto: Roberto Guimarães/Jornal Cataguases)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: