Em 27/06/2012 às 13h04 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Médicos e profissionais de saúde da região participam do I Encontro SOGIMIG em Cataguases

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases -SMCC - realizou nos dias 22 e 23 de junho, no Hospital de Cataguases, o I Encontro SOGIMIG (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais) de Cataguases e Região, que contou com a presença de 53 ginecologistas e outros 42 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros de PSF's de Cataguases, Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Rio Pomba, Miraí, São João Nepomuceno, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Espera Feliz, entre outras, conforme revelou a presidente da SMCC, médica Maria Ângela Girardi, que também presidiu o Encontro.
Ao abrir o evento, Maria Ângela destacou que a iniciativa é uma "busca pela excelência no atendimento à saúde da mulher, com foco nos indicadores de saúde". No evento foram abordados temas como doenças sexualmente transmissíveis, lesões pré-cancerosas e cancerosas de colo uterino e vulva, doenças de mama, pré-natal de baixo e alto risco e miomas uterinos, por meio de uma abordagem objetiva, visando resultados satisfatórios entre os participantes.
O sucesso do Encontro está, segundo Maria Ângela, diretamente ligado à qualidade dos profissionais que ministraram as palestras. "Tivemos a felicidade de contar com professores de universidades, a maioria com títulos de mestre e doutor. Neste sentido, preciso destacar a presença do médico cataguasense Júlio Couto, autor de livros que abordam as infecções perinatais, além da doutora Angelina Maia, a maior autoridade em doenças da vulva no país, que veio direto de Recife para o nosso Encontro", acrescentou a presidente da SMCC.



Outro destaque do evento, de acordo com Maria Ângela, foi a palestra de abertura com o tema "Sexualidade, uma questão de(a) Educação?", proferida pelo sexólogo Gérson Lopes (foto à esquerda), na tarde de sexta-feira,22, no Centro Cultural Humberto Mauro, e aberta a toda a comunidade. Tomando por base a realidade atual brasileira em que a sexualidade de crianças e adolescentes é aflorada no convívio diário e cada vez mais intensamente, o assunto promoveu uma reflexão entre os participantes e uma discussão sobre qual o momento em que se deve começar a tratar do assunto nos lares e nas escolas brasileiras.
O I Encontro SOGIMIG de Cataguases e Região contou com o apoio da Unimed Cataguases, Unicred, Hospital de Cataguases, Laboratórios de medicamentos, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. (Fotos: Bruna Nogueira)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: