Em 24/06/2012 às 21h15 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Além Paraíba já tem sua Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba, já é uma realidade. Com o apoio da empresa Compromisso Ambiental e da Prefeitura de Além Paraíba, através de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a entidade inaugurou neste sábado, 23, sua sede localizada na antiga oficina da Rede Ferroviária, na Vila Laroca, com acesso pelo antigo portão, na Avenida Dr. Ricardo Grimaldo Estides, próximo à sede da Terceira Idade.

Antes da inauguração, na sede da ACRAP, às 14 horas, foi proferida uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos catadores de recicláveis em Juiz de Fora e, logo em seguida, foi apresentado para a comunidade local o Programa de Coleta Seletiva Municipal. O prefeito Wolney Freitas presidiu a solenidade de inauguração da ACRAP e reiterou o compromisso do município com a preservação ambiental, prevendo  A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba conta hoje com 20 catadores cadastrados e já está há três meses.

O presidente da Associação, Dário Gomes, informou que a maioria dos equipamentos utilizados pelos catadores foi cedida pela empresa Compromisso Ambiental, entre eles: seis carrinhos, sete garrafões para garrafas PET e uma prensa para que seja facilitado o trabalho dos catadores. A Prefeitura Municipal doou um caminhão para a coleta seletiva e também conseguiu para a entidade o galpão de sua sede, na antiga oficina da Rede Ferroviária.

Os associados da ACRAP já estão nas ruas, recolhendo todo tipo de material reciclável, como garrafas PET, papel, plástico, óleo de cozinha usado, ferro, alumínio, pilhas, baterias e eletroeletrônicos (computadores, rádios, aparelhos de TV, impressoras e outros) em desuso. Tudo isso é vendido a indústrias, para a reciclagem e geração de renda para os associados.

Todo o material hoje recolhido nas ruas pelos catadores da Associação é levado para a cidade de Leopoldina, sendo que o projeto futuro da entidade é implantar o maquinário em Além Paraíba, para que esse trabalho seja feito aqui e os associados consigam um melhor lucro com o material recolhido.

Segundo o presidente da associação, Dário Gomes, para que novos catadores interessados se cadastrem junto à ACRAP é necessário que os mesmos procurem a entidade, munidos de documentos pessoais. Logo em seguida, o interessado será encaminhado para a Secretaria de Assistência Social, para ser inserido no CAD único (O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A população de Além Paraíba pode cooperar, tanto para o sucesso da ACRAP, quanto para o benefício contínuo do meio ambiente, principalmente dos nossos rios. Basta levar todo material reciclável a ser descartado à sede da Associação, ou mesmo ligar para 3462-1470, para saber sobre dia e hora em que acontece a coleta seletiva. (Fonte: Jornal Agora)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: