Em 22/06/2012 às 13h29 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Juiz de Fora sedia no próximo dia 29 a 4ª Assembleia da Zona da Mata

No dia 29 de junho, das 9h30 às 13h, acontece a 4ª Assembleia da Zona da Mata, no Auditório da Fiemg (Avenida Garcia Paes, 12.395 – Bairro Industrial). A reunião tem como foco a avaliação do andamento das propostas da Agenda Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata, com foco em três ações: infraestrutura (melhoria das rodovias e Aeroporto Regional da Zona da Mata), saúde (Rede Regional de Urgência e Emergência) e rede de inovação e Parque Tecnológico de Juiz de Fora. “As Assembleias tem que ser objetivas, por isso temos que focar em determinadas ações”, explica o diretor da Faculdade de Economia da UFJF, Lourival Batista Oliveira Júnior.
De acordo com Lourival, é o momento de prestar contas à sociedade e mostrar os avanços, conquistas, entraves, o que pode ser melhorado, entre outros pontos. “Todos os oito focos são importantes e em cada um deles há projetos específicos. Nessa Assembleia discutiremos os três pontos especificados acima, mas abriremos espaço para pequenas explicações das outras ações, que virão a ser discutidas mais profundamente em outras assembleias”, destaca Lourival.
A Agenda Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata compreende os seguintes focos: Infraestrutura; Serviços da Saúde; Segurança Pública; Política Industrial; Programa de Modernização, aumento de produtividade e diversificação do agronegócio regional; Rede de Inovação e Parque Tecnológico de Juiz de Fora e região de influência; Meio Ambiente; Criação de Áreas Incentivadas.
“Todos têm que caminhar de maneira equilibrada sob a pena da própria agenda não caminhar de forma correta. Não adianta resolver infraestrutura se não resolve capital humano; não adiantar resolver distritos industriais se não tiver condições de mão de obra, infraestrutura e logística. Além disso, temos que pensar de maneira sustentável”, enfatiza Lourival.
A 4ª Assembleia da Zona da Mata é aberta ao público. Várias lideranças políticas e econômicas da região já garantiram participação. As confirmações de presenças e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 2102-3966.
Entenda a Assembleia
A Assembleia Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata, organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi inaugurada no dia 13 de maio de 2011, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com a missão de discutir e colocar em prática propostas de ação governamental a fim de favorecerem a economia da região.
Participaram das três edições ocorridas até agora (maio/2011, junho/2011 e setembro/2011) parlamentares dos âmbitos estadual e federal, prefeitos de cidades da região e outros convidados ligados aos setores produtivos. A Assembleia é um forum suprapartidário, para estimular as principais reformas infraestruturais e políticas necessárias para o crescimento da região e o florescimento de seus potenciais.
O passo inicial da Assembleia Regional foi o diagnóstico preciso, que culminou com a elaboração da Agenda Regional. Com iniciativas que podem combater a estagnação, a proposta é que os encontros sejam semestrais. Após a apresentação propostas iniciais da Agenda Regional, durante a primeira Assembleia, vereadores, prefeitos, deputados, professores, membros de organizações e associações e outros cidadãos puderam propor mudanças, acrescentar assuntos e aprimorar projetos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: