Em 19/06/2012 às 14h45 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Tarcísio Henriques garante que não será candidato a vice de Cesinha Samor

[caption id="attachment_8560" align="alignleft" width="215"] Tarcísio Henriques negou que irá formar chapa com Cesinha Samor[/caption]

A definição para as eleições de outubro próximo estão próximas e em breve Cataguases vai conhecer os candidatos a prefeito e a vereador. A situação no município, nesta tarde de terça-feira, 19 de junho de 2012, é ainda de poucas definições. Agora a pouco, o jornalista Marcelo Lopes, editor deste site conversou com o ex-prefeito Tarcísio Henriques sobre sua possível candidatura e ele foi categórico ao negar que disputará algum cargo eletivo no próximo dia 7 de outubro. "Não sou candidato, Marcelo. Pode escrever isso no seu site", assegurou um dos políticos mais experientes de Cataguases.
Tarcísio Henriques era e ainda é cotado para ocupar a vaga de vice-prefeito ao lado de José César Samor, o Cesinha, candidato natural da oposição, filiado ao PCdoB, e que se prepara para entrar em sua terceira campanha eleitoral consecutiva. Nesta terça-feira, porém, outro nome foi divulgado para ocupar esta vaga. Trata-se do dentista Sérgio Recepute Gouvêa, o Filó, cuja maior participação na vida pública ocorreu durante o mandato do prefeito Tarcísio Filho, na década de noventa, quando foi um dos homens fortes daquela administração.
Durante a curta conversa com Tarcísio Henriques ele disse não ter nenhum motivo para ser candidato e que vai trabalhar "para ajudar a eleger o meu filho, José, vereador", que vai estrear na pólítica este ano. Ele também garantiu que estará na oposição, apoiando o candidato a prefeito que o seu Partido (PMDB) definir. O PMDB, segundo revelou seu presidente, Ricardo Dias, vai formalizar uma coligação com o PCdoB. "Teremos um grupo forte de candidatos a vereador e vamos apoiar Cesinha Samor", disse o presidente, ele também um forte candidato a ser vice na Chapa oposicionista. Mas quando o assunto é este, Ricardo desconversa: "o vice será aquele que melhor representar os anseios por uma Cataguases melhor, assim como Cesinha representa", salientou.


[caption id="attachment_8562" align="alignleft" width="220"] Cesinha Samor faz mistério quando o assunto é a escolha de seu vice[/caption]

Motivados pela péssima repercussão provocada pela notícia, a oposição ficou a semana passada inteira tentando desmentir a informação de que Aluísio Anselmo da Silva, que foi o homem forte na Administração Maria Lúcia, e filiado ao DEM, seria o coordenador da campanha de Cesinha Samor. O assunto ganhou tamanha repercussão que chegou ao conhecimento do Deputado Federal Lael Varela que adiantou uma visita que faria a Cataguases no final deste mês para esta quarta ou quinta-feira, exatamente para ter mais tempo para tratar deste assunto. Segundo informações de filiados daquele partido, se Anselmo confirmar ao Deputado sua participação na campanha de Cesinha, ele deixará de ser candidato a vereador. O Democratas em Cataguases vai apoiar o PSDB, partido do Prefeito Willian Lobo de Almeida.
O Partido dos Trabalhadores, PT, fez um encontro no último domingo, 17, quando definiu todas as questões acerca das eleições de outubro próximo, inclusive os números que cada candidato vai usar e, principalmente, que não fará coligação com o PCdoB, apesar de anunciar apoio ao candidato a prefeito daquela sigla. Esta decisão deixou os candidatos a vereador do PT preocupados com a possibilidade de a legenda não eleger ninguém. A reportagem do Site apurou que alguns candidatos já estão procurando a direção do Partido pleiteando uma revisão nesta decisão. Há, inclusive, uma certa má vontade em seguir as orientações da cúpula o que significa, em uma interpretação livre, cada candidato apoiar o prefeito que quiser. Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, presidente da sigla em Cataguases e que finalmente assumiu ser candidato à reeleição, terá até 30 de junho, muito trabalho para apagar os vários "incêndios" dentro do próprio Partido.


[caption id="attachment_8565" align="alignleft" width="223"] Pequeno terá que apagar vários "incêndios" no Partido a fim de garantir a união neste início de campanha[/caption]

O quadro político atual leva a crer que a cidade terá apenas dois candidatos a prefeito, mas o presidente do PDT, Marcos Resende Spínola, informou ao Site que deverá ser o "candidato a prefeito formando a terceira via", apesar de reconhecer sua simpatia pela administração de Willian Lobo de Almeida.  Candidato a reeleição, Willian, evita falar sobre sucessão. Seu partido, PSDB, voltará com a chapa vitoriosa de quatro anos atrás, trazendo como vice, o médico José Mantovani Neto. A definição sobre coligações entre os muitos partidos que estão ao lado do atual prefeito será conhecida no dia 30 de junho. Até lá e, no limite, dia 6 de julho, tudo o que foi dito acima e confirmado pelos entrevistados poderá não valer mais nada. Afinal, disse Magalhães Pinto, velho político da Arena, "política é como núvem, uma hora você vê ela está de um jeito e logo depois, de outro".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: