Em 06/06/2012 às 17h38 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Presidente do Sicoob Coopemata integra grupo de cooperativistas mineiros em viagem técnica à Europa

Um grupo de cooperativistas mineiros, liderados pelo presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, visitaram pontos históricos do cooperativismo na Europa. Representantes de cinco instituições, sorteadas durante o V Seminário de Responsabilidade Social do Sistema Ocemg, como reconhecimento pelas ações realizadas no Dia C de 2011, viajaram para Inglaterra, França e Portugal, em maio.
A primeira parada do grupo foi na cidade de Rochdale, na Inglaterra, o berço do cooperativismo mundial. Foi lá que surgiu a primeira cooperativa do mundo, uma associação de tecelões. No local, existe hoje um museu. Ainda em Manchester, visitaram uma escola cooperativista, o The Co-operative College, onde foram recebidos pelos professores e alunos que apresentaram diversos projetos desenvolvidos no local.
Já em Paris, na França, o grupo conheceu o Credit Agricole, uma cooperativa de crédito agrícola. Por fim, em Lisboa, Portugal, passaram por uma vinícola cooperativa.
Representante do Sicoob Coopemata, César Matos, presidente da cooperativa, pretende aplicar diversas práticas que viu durante a viagem na instituição da qual faz parte. A cooperativa tem sede em Cataguases (MG) e possui postos de atendimento em outras seis cidades. "Muito boa a viagem, principalmente, as visitas técnicas em Rochdale e na escola de cooperativismo. Lá vimos muitos projetos que tem aplicabilidade para instituições do Brasil," comentou.
César ressaltou ainda que as cooperativas brasileiras, especialmente, mineiras já fazem um ótimo trabalho por aqui. "Notei também que estamos no caminho certo e que temos uma estrutura muito boa nas cooperativas mineiras", ressaltou.
Participaram do intercâmbio representantes das cooperativas: Sicoob Coopemata, Unimed Betim, Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul), Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empregados da Novelis do Brasil (Coopa) e Cooperativa de Trabalho Médico de Santa Luzia (Luzicoop).

CRESCIMENTO - O Sicoob Coopemata divulgou também o Relatório do Sistema Sicoob Brasil mostrando a evolução das cooperativas de crédito no país em 2011. A entidade sediada em Cataguases ocupa lugar de destaque no referido documento. No quesito "Operações de Crédito" o Sicoob Coopemata cresceu 49,50% , enquanto o Sistema Cecremge-MG teve um desempenho de 24,04% e  o Sistema Sicoob Brasil, 24,96%. No ítem "Depósitos" a instituição cataguasense apresentou um crescimento de 36,71%, cOntra 21,63% do Sistema Cecremge-MG e 18,02% do Sistema Sicoob Brasil.
Em "Ativos" o Sicoob Coopemata obteve um crescimento de 33,91% enquanto o Sistema Cecremge-MG alcançou 24,17% e o Sistema Sicoob Brasil 26,40%. Já no item "Patrimônio Líquido" o Sicoob Coopemata conseguiu um crescimento impressionante. Enquanto o Sistema Cecremge-MG obteve 17,44% e o Sistema Sicoob Brasil, 16,79%, a instituição financeira sediada em Cataguases alcançou a marca de 36,37%.
Segundo o presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos, os resultados são "realmente excelentes e foram obtidos graças aos esforços de toda a equipe que vem trabalhando com muita determinação e profissionalismo. Além disso, temos uma clientela que reconhece a importãncia do cooperativismo no cenário atual, avaliou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: