Em 01/06/2012 às 12h39 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ator global encena peça premiada e faz oficina de atores em Cataguases


O Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, foi o palco nesta quinta-feira, 31 de maio, da apresentação da montagem “São Francisco de Assis à Foz” com o ator Glicério Rosário, que interpretou o personagem Setembrino, na novela Cordel Encantado, da Rede Globo. O espetáculo é mais uma iniciativa da Fundação Simão José Silva, através da Casa de Cultura Simão.
"São Francisco à Foz" foi considerada como a melhor montagem de 2009 no Prêmio Sesc-Sated/MG. Este monólogo fala sobre a universalidade do amor a partir da interpretação poética e visceral da vida do homem de Assis, ambientada e transfigurada no rio que integra o Sudeste e o Nordeste brasileiro.

Inspirada no romance “O Pobre de Deus”, de Nikos Kazantzakis (de Zorba, o Grego) a peça funde os dois “São Franciscos”, o homem e o rio, propondo uma reflexão para este tempo de conflitos políticos, geográficos, religiosos e culturais. A interpretação é um intenso trabalho de expressão vocal de Glicério Rosário, já conhecida do grande público pela atuação dele na televisão, e um dos pontos fortes do espetáculo.
O texto explora a poeticidade do som das palavras, dando qualidade melódica à dramaturgia e os elementos cenográficos levam para o palco uma ambientação propícia para uma encenação.

Glicério, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes também falou sobre a peça teatral que está escrevendo sobre o poema "O Corvo", do inglês, Edgad Allan Poe e de sua participação no filme "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio ratton, que começará a ser rodado, segundo ele, "na próxima semana". O texto que escreve nasceu de sua paixão pelo autor "mas ainda não sei quando vou terminar de escrevê-la", disse referindo-se à peça sobre o texto de Poe.
Sobre o filme, contou que vai interpretar um personagem pequeno, "mas muito interessante e acho que o filme tem tudo para agradar por causa da história", acredita. O filme conta a história de um garoto que depois de sobreviver a um acidente que deixou seu pai em estado grave, passa a acreditar numa antiga lenda de diamantes escondidos. Com a ajuda dos amigos Júlia e Carlinhos, ele parte numa frenética busca pelo tesouro, a última esperança de conseguir o dinheiro necessário para transferir o pai para um hospital melhor e, assim, salvar sua vida. (Fotos: Juliana Junqueira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: