Em 29/05/2012 às 17h14 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Bustos e monumentos estão desaparecendo das praças públicas de Leopoldina

O pedestal está na Praça mas o Busto foi roubado.
A Praça Felix Martins em Leopoldina abriga vários bustos e estátuas de personagens que ajudaram a construir a história do município, entre os quais estão os ex-presidentes da República, Carlos Coimbra da Luz e Juscelino Kubistcheck de Oliveira, além de Custódio Junqueira e Clovis Salgado da Gama. Hoje, estes monumentos têm sido alvo de vandalismo com placas de identificação roubadas e de pixações. Há algum tempo, tentaram roubar - sem sucesso - o busto de Custódio Junqueira, situado nas imediações do trailler da Polícia Militar. As autoridades municipais ainda não tomaram qualquer providência no sentido de coibir estas ações.

Na mesma situação está a estátua de Carlos Luz, e no final de 2011 desapareceu o busto do ex-governador de Minas Gerais, Clóvis Salgado, que ficava localizado em frente ao Fórum da Comarca de Leopoldina, na Praça Felix Martins, e pouco tempo depois, em dezembro daquele ano, o de Ormeo Junqueira Botelho, que ficava na praça que leva seu nome junto à Catedral de São Sebastião. A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar informou que nenhum Boletim de Ocorrência foi lavrado referente ao sumiço das imagens.



[caption id="attachment_7999" align="alignleft" width="190" caption="O marco da Rio-Bahia está jogado à beira de um córrego"][/caption]
Em 2009 o marco histórico de fundação da Rodovia Rio-Bahia, feito em granito maciço e enorme, que foi colocado no canteiro de um pequeno trevo na Rua José Peres, também desapareceu tendo sido encontrado dias depois jogado à margem de um córrego no Bairro Três Cruzes onde permanece até hoje. Outro furto ocorreu há pouco tempo quando foi roubado o monumento ao motociclista, único do Brasil, que ficava instalado junto ao Pórtico da Entrada de Leopoldina. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Leopoldina e o Setor de Patrimônio Histórico da Prefeitura local que, oficialmente, deveriam preservar os bens públicos do município não se manifestaram sobre o assunto. (Texto e fotos do jornal Leopoldinense Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: