Em 24/05/2012 às 23h03 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário desmente boatos e explica como será a entrega dos apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida

Daqui a aproximadamente um mês, conforme a previsão inicial da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases, a Caixa Econômica Federal deverá entregar os 464 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. No entanto, começaram a surgir boatos de que algumas pessoas já receberam o imóvel e que já estariam, inclusive, fazendo o acabamento a seu gosto, entre outros comentários insinuando eventuais privilégios e "apadrinhamento político". O Site do Marcelo Lopes recebeu alguns questionamentos neste sentido e foi sanar a dúvida ouvindo o responsável pelo cumprimento das exigências do referido Programa no que diz respeito à escolha dos futuros moradores destes imóveis, José Fernando Antunes Milane, Secretário Municipal de Assistência Social.
Ele começou lembrando que inicialmente as pessoas interessadas em obter um imóvel através do Programa fizeram uma pré-inscrição onde  informaram sobre a realidade em que vivem. "Agora, com a aproximação da entrega dos apartamentos, uma equipe de assistentes sociais do Município está visitando cada um destes interessados conferindo através de documentos as informações por eles prestadas naquele dia da pré-inscrição", explicou o secretário.
José Fernando disse que todas estas comprovações deverão estar concluídas "nos próximos vinte dias, e vamos enviar para a Caixa Econômica Federal a relação com os nomes confirmando que o que disseram no ato da pré-inscrição foi validado e deferido. Feito isto levaremos esta lista para o Conselho Municipal de Assistência Social que endossará a avaliação dos assistentes sociais e a Caixa é quem, depois, chamará estes cidadãos para uma capacitação e o sorteio, respeitando as prioridades da pessoa com deficiência e do idoso, quando cada um dos cidadãos irão conhecer quais apartamentos ocuparão".
O secretário foi direto ao ponto: "Ninguém recebeu casa ainda. Não tem - absolutamente - definido que o José ou a Maria vai ficar com o apartamento tal ou que esteja pintando o imóvel. Até porque quem vai pintar e finalizar todos os blocos é a construtora", salientou. Os beneficiados, segundo acrescentou, vão obedecer aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades sendo três nacionais e dois municipais. "O primeiro - informou - é ter renda de até três salários mínimos; segundo, mulher arrimo de família, aqui entendido como aquela que tem filhos e é a responsável pelo sustento deles. A terceira exigência nacional é a mulher residir em lugar de alagamento, desmoronamento ou insalubre. Além desses - destacou - há um percentual que garante imóvel para o deficiente e o idoso. E, por fim, as exigências municipais são: número de filhos e ser família que historicamente no município vem dependendo do aluguel social", finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: