Em 23/05/2012 às 23h22 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Acusado no "Escândalo do Cemitério" vai à Câmara Municipal pedir a instalação da Comissão Especial de Inquérito

[caption id="attachment_7802" align="aligncenter" width="400" caption="Valdecir, ao fundo, fala sob o olhar atento dos vereadores"][/caption]
O assunto sobre as irregularidades ocorridas no cemitério São José que ficou conhecido como o "Escândalo do Cemitério" voltou a ser um dos principais assuntos na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases desta quarta-feira, 23. Outro tema que também ocupou os debates foi a votação do projeto de lei que altera o regime de concessão para as empresas de transporte coletivo urbano no município.
A votação do Projeto de lei número 18/2012, de autoria do Poder Executivo, é o início de uma grande mudança no setor, visando sua adequação à legislação federal. Os vereadores aprovaram o projeto que torna obrigatório a realização de licitação pública para a contratação de empresas de transporte coletivo urbano, além de estabelecer outras regras para o setor. Após um debate visando melhorar o texto apresentado, a sessão foi interrompida para que parlamentares e os representantes  das empresas que exploram o serviço em Cataguases pudessem chegar a um consenso sobre os pontos que deveriam ser alterados através de emenda ao texto em votação. Ao final a emenda apresentada definiu o prazo de concessão de dez anos podendo ser prorrogado por igual período. Foi aprovado por unanimidade.
O polêmico assunto "Escândalo do Cemítério" teve nesta sessão uma iniciativa inesperada. O ex-funcionário municipal que exercia o cargo de Administrador daquela autarquia e que vem sendo acusado como responsável pelas irregularidades, Valdecir Taveira, usou a Tribuna da Câmara para pedir a instalação da Comissão Especial de Inquérito. Segundo ele, "confesso que tenho me sentido extremamente constrangido e sob imensa pressão da Prefeitura e da mídia local sobre minha pessoa e, por isso, estou recorrendo a esta Casa para que intervenha no processo instalando uma Comissão Especial de Inquérito de modo a apurar, verdadeiramente, os fatos com a costumeira isenção dos vereadores”, pediu.
Veja, abaixo, a íntegra do texto lido por Valdecir Taveira.


[caption id="attachment_7803" align="alignleft" width="243" caption="Valdecir pede a abertura da Comissão"][/caption]
"Excelentísismos senhores vereadores desta Casa, boa noite a todos os presentes."
“Diante das denúncias infundadas sobre o meu envolvimento em irregularidades ocorridas na Administração do Cemitério Municipal de nossa cidade e reconhecendo esta Casa como legítima representante do povo de Cataguases, aqui compareço esta noite para pedir aos caros vereadores que assinem e encaminhem o pedido da instalação de uma Comissão Especial de Inquérito proposta pelo Vereador Vanderlei Teixeira Cardoso na sessão passada, dia 17 de maio”.
“É muito importante para mim e para minha família que os fatos sejam apurados com rigor necessário, afinal de contas, nosso nome foi maculado na imprensa de radiodifusão local pelas afirmações do Procurador Geral do Município, doutor Roosevelt Pires, de que eu estaria envolvido nos atos ilícitos”.
“Diante da informação do Procurador, também na sessão passada, de que um processo de investigação estaria ocorrendo na Prefeitura, procurei o Setor de Fiscalização do Município onde me foi negado todo e qualquer acesso a documentos e informações. Por outro lado, procurei também o Ministério Público na busca de informações sobre as acusações que pesam sobre mim e fui informado que a Promotora em exercício estava em férias e nada poderiam me informar”.
“Muito me estranha, senhor presidente, que ao mesmo tempo em que a Prefeitura nega a mim o acesso a documentos, torna público outros que são divulgados nas rádios locais antes mesmo da conclusão do processo investigatório. Confesso que tenho me sentido extremamente constrangido e sob imensa pressão da Prefeitura e da mídia local sobre minha pessoa e, por isso, estou recorrendo a esta Casa para que intervenha no processo instalando uma Comissão Especial de Inquérito de modo a apurar verdadeiramente os fatos com a costumeira isenção dos vereadores”.
“Agradeço a atenção de todos e reafirmo o meu desejo de que todos assinem o documento em posse do vereador Vanderlei Teixeira Cardoso, em nome da verdade. Obrigado. Valdecir Machado Taveira”
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: