Em 23/05/2012 às 19h47 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fórum Zap 123 começa com a realização de oficinas e debates


"Cataguases está no cenário cultural brasileiro". A afirmação foi feita pela arte-educadora Miriam Gaspar, no primeiro dia do II Fórum Zap 1 2 3. Ela participou de uma Mesa de Discussão nesta quarta-feira, 23, no Centro Cultural Humberto Mauro. A mediação ficou por conta de Rita Aquino, mestre e especialista em dança e contou também com a participação de Beatriz Bento e Daniel Marques. Os seguintes eixos norteadores foram debatidos: reflexões e práticas sobre a dança; relação entre os agentes do processo; relação entre aspectos da prática artística e o ensino formal.
A coordenadora do Zap 123 Daniela Guimarães frisa que esse evento é um desdobramento do primeiro, que aconteceu em 2006. "É um espaço de troca de informações distintas. 'Zapeando' entre as diferentes formas de arte, mesclando as linguagens", revelou. Miriam explica a importância do Fórum. "É significativo não só para nós, mas para todo o engajamento da própria cidade. Chamando, assim, a atenção e contribuindo para o turismo". A outra participante da Mesa e diretora da unidade da UEMG em Leopoldina, Beatriz Bento, também falou sobre o Fórum. "Os encontros oportunizam esse diálogo maior entre as pessoas do meio artístico e cultural", completou.


[caption id="attachment_7797" align="aligncenter" width="400" caption="Rita Aquino fez a mediação do workshop desta quarta-feira, 23."][/caption]
Várias atividades acontecem ao longo desses cinco dias. Na manhã desta quarta-feira, 23, foi realizado o workshop com o tema 'As Artes Cênicas e o Audiovisual', ministrado pelo documentarista Marcos Pimentel. "Temos a pluralidade de experiências. A dança será o elo. Estamos apenas no primeiro dia, temos muito pela frente. Será fantástico e enriquecedor", salientou. O objetivo do II Fórum Zap é potencializar a formação em Dança em Cataguases, e tornar viável o desejo de implantar um curso de artes integradas, vindo de uma universidade federal ou estadual, conforme revelou Daniela Guimarães.
A programação vai até domingo, 27, e ainda conta com workshops, mesas de discussão, mostras artísticas, show, entre outros. Para mais informações, acesse o site http://forumzap123.blogspot.com.br/, onde você encontra a ficha técnica dos organizadores e participantes. (Texto de Diogo Andrade e Foto de Juliana Junqueira)


[caption id="attachment_7796" align="aligncenter" width="400" caption="Daniela Guimarães, Marcos Pimentel e Miriam Gaspar"][/caption]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: