Em 21/05/2012 às 18h17 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Espetáculos da Mostra Artística são destaques no II Forum Zap 123, em Cataguases, a partir desta quarta-feira

Com o intuito de reunir artistas, pesquisadores, educadores e estudantes em torno de atividades que enfocam a formação, reflexão, difusão e compartilhamento de experiências as Mostras Artísticas do II Forum Zap 123, que acontece em Cataguases de 23 a 27 de maio (quarta a domingo), promete esquentar ainda mais esse encontro em torno das artes e cultura. Todas as noites, às 19:30h, no Centro Cultural Humberto Mauro, tem espetáculo no palco. Tudo é gratuito. O II Forum Zap 123 é uma realização do Projeto Café com Pão Arte ConFusão e Cia Ormeo, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é organizado e coordenado pela bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães. As informações estão no site www.forumzap123.blogspot.com.br.

Mostras Artísticas
Retina Trilogia Final – Cia Ormeo (MG) – dia 23 de maio (quarta-feira) - 19:30h - Centro Cultural Humberto Mauro
Última parte dos estudos que resultaram nas obras “Margem-Contornos dos espaços cheios” (2008) e “Retina” (2009). “Retina Trilogia Final” é o lugar secreto da revelação da imagem. Retinas impregnadas de impressões de pessoalidade, registro próprio e íntimo, distinção entre o código-fixado e o reflexo do inesperado. Percepções apreendidas e ampliadas pelas relações vivenciadas: o eu e o outro; o eu e o outro; o eu e o lugar do outro; o outro, eu e a cidade. Encontros que geram novos acontecimentos. Fragmentos de tema possíveis pautados nas relações em cena, deixando ao fruidor a liberdade.
Noite de Solosdia 24 de maio (quinta-feira) - 19:30h - Centro Cultural Humberto Mauro
Noite especial com várias manifestações artísticas.
Solos
A Arquitetura do Corpo, documentário de Marcus Pimentel (MG)
Documentário sobre a beleza e a dor presentes no cotidiano de diferentes personagens relacionados ao universo da dança. Um observação discreta e recatada sobre o “lado operário” existente por trás de toda leveza de movimentos de gente que tenta, diariamente, ampliar os limites de suas mentes e corpos.
Solo de Abertura com Angel Vianna (MG/RJ)
Angel Vianna, percusora da dança contemporânea no Brasil, de 84 anos, fará uma apresentação especialíssima no II Forum Mostra Zap 123.
A Cela, com Jacyan Castilho (RJ/MG)
A ação se passa nos derradeiros momentos de uma detenta na prisão, quando rememora sua experiência na cadeia, a perda dos laços familiares, as relações construídas no presídio. O solo mescla texto vigoroso, construído em forma de flashbacks, a um desenho corporal e espacial preciso, de alta voltagem emocional.
Solo de Diogo Granato (SP)
Uma pequena aula/solo sobre movimento/sensação/imagem.
Priscila está esperando na sala!, com Hugo Leonardo (BA)
Priscila está esperando na sala! É um dos três motes de criação que conduziram o processo de criação do Grupo X de Improvisação em Dança para o espetáculo “Os três Audíveis...Ana, Judite e Priscila”. Nesse espetáculo independente, Hugo Leonardo reflete em suas opções, interpretação e composição, a poética e modos de construção corpo-cena do Grupo X de Improvisação em Dança, do qual é dançarino desde 2002, porém, da forma em que essas direções estéticas se organizam e decantam no seu percurso e formação particular na dança dentro e para além deste Grupo.
Serenata, com Lucas Valentim (BA)
O amor é de acontecer assim: como acontece de amanhecer e de anoitecer. O amor é de acontecer agora! Enquanto te escrevo e você me Lê. Serenata é um trabalho solo feito de encontros. As questões disparadas se apoiam no modo/maneira como, em geral, é apresentado o ideal de amor em nossa sociedade. No começo era uma caixa, um banco, um anjo e um violão. Agora já fala de autonomia, liberdade e até sonha.
Sempre Solo-Desafio à Constante Universal, com Camillo Vacalebre (IT)
Um homem tenta desapegar-se de suas crenças. Um dança de e com Camillo Vacalebre.
Teias de um jogo aberto, com Daniela Guimarães - dia 25 de maio (sexta-feira) - 19:30h - Centro Cultural Humberto Mauro
O cotidiano de uma mulher lidando com o que encontra em seu ambiente: objetos, arquitetura do espaço e da iluminação, sonoridades, outros corpos, imagnes gravadas/capturadas ao vivo e projetadas em diferentes espaços, textos. A mulher, a cada dia de performance, explora as potencialidades das relações com tais elementos, a fim de criar uma tessitura sígnica, configurada em uma linha de tempo (timeline) não-linear, referente a acontecimentos de sua vida.
A performance foi criada como parte prática da Dissertação de Mestrado, de Daniela Guimarães, intitulada: DramaturgiaS em tempo presente: Timeline da Improvisação Cênica da Companhia Ormeo.
Circulando, com Integrantes do Projeto Café com Pão Arte ConFusão (MG) - dia 26 de maio (sábado) - 15h - Centro Cultural Humberto Mauro.
A arte circense marca a proposta estética do espetáculo do Projeto Café com Pão Arte ConFusão. A trama alegre e envolvente contagia e é embalada por rica variedade de ritmos e lirismo. Reunindo música, dança, teatro e vídeo, Circulando traz personagens clássicos da expressão artística mais popular da cultura universal: o CIRCO. Trata-se de um espetáculo que convida para o picadeiro da diversão, palco das singelezas próprias da infância presente em todos nós.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: