Em 19/05/2012 às 10h54 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa nesta quarta, 23, em Cataguases o II Forum Zap 123, sobre arte e cultura

Com uma programação extensa que inclui workshops, debates, intervenções urbanas, músicas, filmes, dança, livros, o II Forum Zap 123 que acontece de 23 a 27 de maio, em Cataguases, vai promover um encontro em torno das artes. E tudo é gratuito. No endereço www.forumzap123.blogspot.com.br  tem as informações detalhadas sobre o evento e como fazer para participar. O II Forum Zap 123 é uma realização do Projeto Café com Pão Arte ConFusão e Cia Ormeo, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A organização é da bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães.
 Saiba um pouco mais sobre o que será discutido durante o evento.
Mesas de Discussão
As mesas de discussão e debate acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro (rua Cel. Vieira, 10-Centro), na parte da tarde e estão divididas em três temas:
Experiências em Formação em Dança -  dia 23 de maio (quarta-feira) das 14h às 16h
Reúne reflexões/práticas em contextos de formação em dança onde o fazer artístico se torna fazer pedagógico.  Tem como eixos norteadores para a discussão a relação entre teoria e prática; relação entre os agentes do processo ; e relação entre os aspectos da prática artística e o ensino formal.
Participam Angel Vianna (MG/RJ), Miriam Gaspar (RJ/MG), Fernanda Belivacqua (MG), Daniel Marques (RJ/BA), Beatriz Bento (MG). E tem como mediadora Rita Aquino.
Experiências de Improvisação em Cena – 24 de maio (quinta-feira) das 14h às 16h
Nessa mesa a discussão será em torno da improvisação como proposição cênica. As propostas de debates são dramaturgia em tempo presente, treinamento corporal cênico e  construção de linguagem e estética.
A mediadora é Daniela Guimarães (MG/BA) e tem como participantes Camillo Vacalebre (IT), Jacyan Castilho (RJ/BA), Hugo Leonardo (BA), Diogo Granato (SP)
Experiências no Encontro entre as Artes – dia 25 de maio (sexta-feira) das 14h às 16h
O debate será sobre obras/autores/movimentos estilísticos no encontro entre distintos campos da arte. Sistemas de  tradução entre linguagens artísticas; práticas transversais e  tentativas de integração; e objetos que emergem de interseções.
A mesa é composta por João Queiroz (RJ/MG), David Tygel (RJ) e Marcos Pimentel (MG) e tem Alexandre Molina (MG/BA) como mediador.
Veja quem são os participantes das mesas de discussão:
Angel Viana - Bailarina, coreografa e pesquisadora do movimento. Angel Vianna é percussora da dança contemporânea no Brasil. Recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se o Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra, a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999), o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000), o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança, reconhecendo a relevância de sua obra da Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Fundadora, Mantenedora e Diretora do Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento, Diretora da Faculdade da Faculdade Angel Vianna, Presidente do Instituto de Pesquisa Arte Corpo e Educação Angel Vianna, Diretor e Mantenedor da Escola Angel Vianna e Secretária de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança.
Daniel Marques - É diretor teatral e professor de Interpretação. Desde 2005 leciona na Escola de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sendo orientador de Mestrado e de Doutorado. Cursou Graduação, Mestrado e Doutorado em Teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Suas pesquisas estão relacionadas a tipos cômicos, circo-teatro e teatro e cultura popular. Atualmente, é diretor da Escola de Teatro da UFBA.



Camilo Vacalebre - Professor da Técnica Alexander, diplomado pelo Alexander Techniek Centrum Amsterdã-ATCA e membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander - ABTA . Coreógrafo, dançarino e professor de dança diplomado pelo CNDO/EDDC. Ministra cursos e workshops em instituições acadêmicas e particulares, escolas secundárias, cursos de formação de docentes, festivais e centros independentes na América Latina e na Europa.




Jacyan Castilho - Atriz formada pela UniRio, diretora teatral, bailarina formada pela Escola Angel Vianna. Prof. Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde leciona nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, em disciplinas de Interpretação e Técnicas de Corpo para atores.



Hugo Leonardo - É dançarino do Grupo X de Improvisação em Dança e do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudivisual. Tem atuação destacada como performer, professor e promotor na comunidade de prática da dança de Contato Improvisação, sendo organizador do Festival EmComTato de Contato Improvisação de Salvador. É mestre em Dança e doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA.


Diogo Granato - É diretor e coreógrafo de seus trabalhos solos e do Silenciosas + GT`Aime, e intérprete criador da Cia Nova Dança 4. Faz parte do grupo Le Parkour Brasil e tem, em São Paulo, um estúdio de pesquisa, criação e aulas de dança, yoga, palhaço e parkour.



João Queiroz - É professor do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e editor do International Journal of Signs and Semiotic Systems [www.igi-global.com/ijsss]. Seus principais temas de pesquisa incluem "sistemas adaptativos complexos","intersemiose" e "tradução intersemiótica".


David Tygel - É fundador e integrante do grupo vocal Boca Livre como compositor tem diversas canções gravadas por importantes intérpretes da MPB e é também autor de trilhas sonoras para o Teatro e o Cinema. Com mais de trinta filmes musicados, nacional e internacionalmente, Tygel oferece ainda oficinas de criação e workshops para músicos e estudantes e profissionais em Cinema, Musica e Comunicação Social. É professor de Trilha Sonora no Cinema na PUC-Rio.



Marcos Pimentel - Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Diretor de documentários que ganharam 78 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba.

Alexandre Molina - Doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPGDança-UFBA, Licenciado em Educação Física pela UFU (2001). É pesquisador do Grupo de Estudos PROCEDA/UFBA. Atualmente é Diretor de Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB; integrante do Coletivo Construções Compartilhadas (BA). Foi Coordenador de Dança da FUNCEB (2009-2011), atuou como professor e Coodenador do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível em Dança da Escola de Dança da FUNCEB (2008-2009) e foi professor substituto no curso de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA (2005-2007). Professor de Dança e Educação Física na Educação Básica desde 1999. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhandos realizados com Fernanda Bevilaqua (MG), Wagner Schwartz (MG/SP/FRA) e Jorge Alencar, Lia Robatto, Eduardo Rosa, Rita Aquino e Líria Morays (BA).
Miriam Gaspar - Formada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas – com Especialização em Clínica da Transversalidade em Instituições Públicas e Privadas pela Universidade Federal Fluminense. Atua como coordenadora pedagógica e professora de teatro e história da arte no Projeto Café Com Pão Arte ConFusão e como orientadora dramatúrgica na Cia Ormeo. Organiza oficinas de artes, literatura, leitura e dramatização em escolas e empresas.


Daniela Guimarães - Pesquisadora, Artista e Improvisadora. Mestre em Artes Cênicas e Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Formada em Teatro e Dança pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG). Bolsista 2008/09 pelo Pibic - UFBA, sob a orientação da Profa Dra Ivani Santana, na Pesquisa: Dança e as novas tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (Salvador, BA). Colaboradora do Projeto Mapa D2
 

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: