Em 18/05/2012 às 11h35 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Estudantes vão às ruas para chamar a atenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

[caption id="attachment_7568" align="aligncenter" width="400" caption="As escolas levaram seus alunos para as ruas lembrando sobre os abusos contra as crianças"][/caption]
Alunos das escolas municipais realizaram passeatas na manhã desta sexta-feira, 18, nos bairros onde estão instaladas e no centro da cidade, como a que aconteceu na Avenida Astolfo Dutra e terminou na Praça Rui Barbosa, às 8:30 horas. A iniciativa encerrou a campanha contra o abuso e exploração sexual e demais tipos de violência contra a criança e o adolescente, que é lembrado nesta sexta-feira, 18 de maio.
Durante toda a semana os estudantes cataguasenses participaram de palestras e encontros para conscientizá-los e suas famílias sobre o problema que, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, Minas Gerais é o "estado com maior propensão à exploração infantil, que tem um quadro realmente crítico, com grande número de menores em situações de risco". Neste sentido, o monitoramento das mães é fundamental para prevenção dos abusos, principalmente porque muitas crianças agredidas não denunciam os agressores. As mães devem estar atentas às mudanças de humor das crianças. Uma alteração brusca é um sinal forte de abuso.
Além de crime e violação dos direitos humanos, os abusos provocam danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e adolescentes alvos desta violência. Para atuar no combate a este tipo de crime, Cataguases conta com uma política municipal de proteção à criança e ao adolescente, desenvolvida por entidades sócio assistenciais e coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Instituições como Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Programa Adolescente Cidadão, destacam-se nesta área. Além disso funcionam no município o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e o Conselho Tutelar que também atuam no combate à violação dos direitos e exploração infantojuvenil do Município.


[caption id="attachment_7569" align="aligncenter" width="400" caption="Em todos os bairros de Cataguases as escolas realizaram passeatas"][/caption]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: