Em 24/04/2012 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sindicância confirma irregularidades na Eleição para o Conselho Tutelar e candidata eleita é "desqualificada"

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA - encerrou nesta segunda-feira, 23, a Sindicância que apurou as denúncias de irregularidades durante a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar. O resultado das investigações confirmaram a prática de transporte ilegal de eleitores por parte da candidata Érica Serafim Militão Nóbrega e com isto ela foi "desqualificada" do pleito. Em seu lugar vai tomar posse, a primeira suplente e denunciante, Daiana Silva, conforme informou o presidente daquela entidade, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini.
A eleição dos novos integrantes do Conselho Tutelar de Cataguases aconteceu no último dia 31 de março, na Escola Municipal Professor Antônio Amaro. Mas, antes mesmo do fechamento das urnas surgiram denúncias de irregularidades e, após a votação e a leitura da ata sobre o pleito, a candidata Daiana Silva, também denunciou a concorrente Érica Militão Nóbrega (foto ao lado). Por causa destes acontecimento o Ministério Público mandou abrir uma sindicância para apurar os fatos e deu prazo de quinze dias para a conclusão dos trabalhos.
A Comissão de Sindicância foi constituída por Murilo Matias de Souza, Vilma Léa Gomes de Oliveira Corrêa Neto, Jacy Trancoso, Geraldo Luiz Campos Ribeiro e Cristina Xavier Costa. Ele também convidou a advogada da Casa de Maria, Roberta Cabral, a acompanhar os trabalhos. A primeira reunião aconteceu no dia 13, quando foram ouvidos os envolvidos nas denúncias, segundo informou o presidente do CMDCA, e confirmado o transporte ilegal de eleitores feito apenas pela candidata Érica Militão Nóbrega.
Em sua denúncia, Daiana Silva anexou fotografias mostrando o transporte de eleitores que teria sido feito por Érica Militão Nóbrega. As fotos foram usadas durante os depoimentos e, segundo o Site apurou, o motorista da Van que teria sido contratada por Érica para transportar seus eleitores, confessou em seu depoimento à Comissão de Sindicância, que o veículo era de sua propriedade e que prestou serviços para Érica no dia da eleição para o Conselho Tutelar.
No lugar de Érica será empossada Daiana Silva, que foi a sexta mais votada naquele pleito. A primeira suplente agora é Maristela Capobiango, que exerce atualmente o mandato de Conselheira Tutelar de Cataguases.  A posse será no próximo dia 3, às 9 horas, no salão nobre do Paço Municipal. Geraldo Luchini revelou que vai entregar nesta quarta-feira, 25, o relatório final da comissão de Sindicância ao Ministério Público.
O marido da candidata Érica Militão Nóbrega, Carlos Magno Nóbrega, o Maguinho, ouvido pela reportagem do Site disse que sua esposa recebeu a notícia "com surpresa e desapontamento". Segundo ele, Érica vai provar na justiça sua inocência. "Nós já entramos com um Mandado de Segurança pedindo uma liminar pra que a Érica possa tomar posse", revelou. Maguinho completou dizendo que "não há prova conclusiva" contra a sua mulher e que vai aguardar o pronunciamento da justiça.
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: