Em 18/04/2012 às 17h38 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Arsae-MG autoriza reajuste para a Copasa e amplia o número de consumidores que se beneficiam da Tarifa Social

A Agência Reguladora de serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) divulgou nota em que informa ter autorizado a Copasa a aplicar um reajuste médio em suas tarifas da ordem de 4,34%. Segundo ainda aquela agência, o reajuste seria de 5,44% mas foi reduzido “em função de compensações do exercício anterior”.
A partir de 13 de maio também, a população de Cataguases passará a pagar 50% do preço da água (hoje é 45%) para o serviço de coleta de esgoto, que é o que a empresa vem fazendo atualmente no município. Ou seja, para cada um real gasto com a água, será pago mais cinquenta centavos pelo tratamento do esgoto. Entretanto, a Arsae informa que este aumento não significará maior despesa para o consumidor porque ele será compensado com uma “redução proporcional das tarifas de água”, garante a agência.
A mesma Nota informa que a Arsae alterou os critérios da chamada Tarifa Social, destinada aos consumidores de baixa renda e consumo. “Com as mudanças o número de famílias beneficiadas em todo o Estado “aumentará de 317 mil para mais de um milhão. Correspondentes a 3,5 milhões de pessoas, ou 27,5% de todas as famílias atendidas pela Copasa no Estado”, avalia.
Por fim, a Arsae-MG anuncia uma redução de “11,8% nas tarifas das residências com consumo mensal de até 6 mil litros/mês e para aquelas cujo consumo é de até 8 mil litros/mês o reajuste será de apenas 0,4% (ou R$0,07) para o serviço de abastecimento de água”. A Arsae-MG assegura que as mudanças nas tarifas de esgoto “não implicarão em qualquer aumento na fatura total (água e esgoto) dos usuários que moram nas 213 cidades onde a Copasa já faz o tratamento da água e também do esgoto”.  A Resolução foi publicada no “Minas Gerais” – órgão oficial do Estado - de sexta-feira, 13 de abril de 2012.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: