Em 16/04/2012 às 17h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases será apresentado entre os dias 23 e 26 de abril


O Projeto Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases encerra, no final de abril, uma pesquisa que teve como foco a formação social, cultural e econômica local. Desde junho de 2011, foram registrados em textos e vídeos diversos depoimentos de moradores, além de realizada uma coleta e catalogação de fotografias antigas, em acervo cedido pela Prefeitura Municipal. O resultado desse trabalho é o retrato da história não oficial da cidade: relatos sobre os costumes, crenças, festejos, vida social, o surgimento das indústrias na região e o impacto no cotidiano local, imagens de pessoas, lugares, ruas, fazendas, igrejas, personagens etc.
Esse material será apresentado à população de Cataguases entre os dias 23 a 26 de abril. Será realizado no Centro Cultural Humberto Mauro, o Seminário Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases, com debates sobre cultura, política e patrimônio. Na ocasião, será lançada uma coletânea de quatro volumes, com distribuição para os inscritos no seminário, depoentes, bibliotecas e instituições parceiras. As fotografias serão expostas no Museu da Eletricidade.
O Projeto Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases se inspira em uma ação iniciada em 1988, quando a Prefeitura Municipal convidou a antiga Sphan/Fundação Nacional Pró-Memória a auxiliá-la no resgate da cultura e memória cataguasense, agregando também em parceria a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (Fafic). Desta iniciativa, resultaram vários produtos, onde destacam-se os registros de memória oral publicados em 1988, 1990 e 1996, e um grande acervo de fotografias antigas que estão catalogadas no Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (Demphac).
Em 2011, o Instituto Cidade de Cataguases resolveu retomar e aprofundar o Projeto, buscando adequá-lo à realidade atual fazendo uso dos recursos oferecidos pela tecnologia e novas mídias digitais. Para tanto, foi criado um sítio eletrônico, que irá abrigar os produtos do projeto e permitir o compartilhamento de todos os conteúdos relativos à memória da cidade e seus personagens. As publicações também estarão disponíveis para download gratuito no sítio eletrônico www.fabricadofuturo.org.br. A ideia é manter um permanente fluxo de informações e coleta de material, estimulando a comunidade a alimentar o banco de dados de fotografias, mapas e documentos relacionados à cidade.
O projeto tem o patrocínio da Energisa, via Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, parceria da Prefeitura Municipal de Cataguases e Faculdades Integradas de Cataguases – FIC/Unis e realização do Instituto Cidade de Cataguases e Fábrica do Futuro. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas entre 9:30 e 12:00 h e 13:30 e 17:30 pelo telefone 3422-7866 ou através do endereço eletrônico www.fabricadofuturo.org.br/memoriaepatrimonio. A programação conta com temas diversos. Memória e Patrimônio Cultural, dia 23. Cultura, dia 24. Educação, dia 25, e Política, na quinta-feira, 26 de abril. O evento acontecerá todos os dias no mesmo horário, às 19:30 horas. (Fonte: Jornal Cataguases adaptado por Diogo Andrade)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: