Em 06/04/2012 às 11h19 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba vai comemorar 10 anos

Em 2012, um dos maiores eventos culturais da Zona da Mata chega ao seu 10º aniversário. Organizado pela produtora cultural Maria Lúcia Braga, o  Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, realizado sempre na última semana de julho atrai todos os anos milhares de pessoas ao distrito leopoldinense de Piacatuba, um lugar cheio de charme, história e belezas naturais.


[caption id="attachment_6110" align="alignright" width="185" caption="Geraldo Azevedo foi, por duas vezes, a principal atração do Festival"][/caption]
Emoldurado por esse cenário encantador, os maiores nomes da viola e da música caipira de raiz fazem apresentações que fazem a delícia dos apreciadores deste gênero musical genuinamente brasileiro. Pessoas de todas as idades, raças e classes sociais que curtem uma festa cercada pela tranqüilidade e segurança.
Ao longo destes 10 anos, subiram no palco do Festival de Viola nomes consagrados como Pena Branco e Xavantinho, Elomar, Sérgio Reis, Almir Sater, Pereira da Viola e Geraldo Azevedo,entre tantos outros. O Festival abre espaço também para as novas gerações como João Araújo e sua Viola Urbana, Bilora, Carlos Malta e André Siqueira, Orquestra Feminina de Viola. E ainda oferece oportunidade, através do concurso do Festival de Viola, de revelar novos talentos, como Lucas e Tássio, uma dupla que começa a conhecer sucesso.
Como o mineiro é apreciador de uma boa mesa, um dos grandes segredos do sucesso deste festival é a gastronomia. Residências se transformam em restaurantes, restaurantes capricham ainda mais no cardápio, tudo isto para oferecer aos visitantes deliciosas opções gastronômicas.
Como a cada ano o Festival atrai mais gente, a organização se preocupa sempre na melhoria na infraestrutura oferecida aos visitantes, que encontram estacionamento, atendimento medido de emergência e segurança. O Festival ainda se preocupa com a sustentabilidade, para minimizar possíveis impactos sobre o meio ambiente.
O Festival de Piacatuba começou em 2003, criado, de forma tímida e sem grandes pretensões, por Aristides e Gilberto. Em 2006, foi entregue à produtora Maria Lúcia Braga que fez dele um festival com estrutura profissional, transformando-o em um sucesso nacional. Neste mesmo ano começou o Festival de Gastronomia, que impulsionou o Festival de Viola, atraindo pessoas de várias partes do país e tornando-se referência para os amantes da música caipira de raiz.
Em 2010, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba recebeu a maior honraria concedida aos incentivadores da música caipira: o Prêmio Rozini, entregue à sua organizadora, Maria Lúcia Braga. Uma distinção merecida a um evento que já faz parte do calendário de eventos turísticos de Minas Gerais.
O evento tem como patrocinadora master a Energisa, patrocínio da Prefeitura de Leopoldina e Zollern e apoiadores: a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, SENAC e Hotel Minas Tower. (Texto: Antônio Trajano - Jornal Atual/ Foto:Arquivo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: