Em 30/03/2012 às 12h31 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Epamig Leopoldina realiza Dia de Campo para apresentar novo tipo de arroz

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza nesta sexta-feira, dia 30, na Fazenda Experimental de Leopoldina, um dia de campo para o lançamento da nova cultivar de arroz para várzeas – a BRSMG Rubelita.
A cultivar é a 17ª variedade de arroz de várzeas lançada pelo Programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado, conduzido em Minas Gerais em parceria entre a Epamig e a Embrapa Arroz e Feijão.
A cultivar Rubelita é uma variedade de grãos agulhinha, boa qualidade de panela, própria para várzeas sob irrigação por inundação contínua, com alto perfilhamento e rendimento de grãos inteiros de 55%, com médias de produtividades de 6.533 Kg/ha em cinco anos.
Essa cultivar apresentou adaptabilidade e estabilidade de produção em diversas regiões de Minas Gerais. Em março, a Epamig realizou o lançamento da BRSMG Rubelita e da cultivar BRSMG Caçula, própria para cultivo em terras altas, em dia de campo em Lambari, no Sul de Minas, com grande aceitação pelos produtores da região.
As atividades do dia de campo começaram às 8h30 e terminaram às 11h30. Cerca de cem produtores da região participaram do evento e acompanharam a apresentação da nova cultivar e a palestra sobre a cultura do arroz de várzeas na Zona da Mata Mineira.
A dinâmica de campo contou ainda com explicação aos produtores as vantagens e a produtividade da nova cultivar. O público ainda participou da palestra "Qualidade fisiológica de sementes de arroz", que foi apresentada pelo pesquisador da Epamig, Cláudio Egon Facion, no ônibus Ciência Móvel, projeto criado para difundir tecnologias desenvolvidas pela Empresa de forma itinerante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: