Em 17/03/2012 às 15h27 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Parceria Votorantim pela Educação apresenta proposta de trabalho para 2012

Em seu quinto ano de atividade, o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo sensibilizar comunidades de municípios onde o Grupo Votorantim atua sobre a importância da educação, a partir do engajamento da empresa, sociedade e poder público. Em Miraí, o PVE foi implantado em 2009 e executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município. O resultado foi a mobilização de 1.300 estudantes, 120 profissionais da educação (municipal e estadual) e aproximadamente 500 integrantes da comunidade (incluindo os pais de alunos). Durante todo o ano, foram realizadas atividades diversificadas como reuniões, palestras, seminários e gincana educativa que buscaram discutir os papéis e compromissos de cada um para melhoria da qualidade da educação no município.

“Nossa intenção, em 2012, é estimular, juntamente com a comunidade acadêmica e com a população, a evolução da educação pública a partir de estratégias e de atividades que fomentem a valorização dos estudantes e dos educadores”, argumenta a comunicadora da Votorantim Metais e responsável pelo projeto em Miraí, Daniele Pedrosa.

A iniciativa é constituída de quatro ciclos, que correspondem aos trimestres do ano, e apoia as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. O primeiro ciclo começou em 13 de fevereiro com uma Oficina de Formação cujo público é formado por funcionários do Grupo Votorantim que atuam como mobilizadores nos municípios. A diretora do Instituto Votorantim, Celia Picon, que abriu as atividades da Oficina, reafirmou a relevância de formar os funcionários: “As pessoas precisam entender a importância da educação, ver que faz sentido, para agir nessa direção”, explicou.

Este ciclo tem como tema “Planejar para começar com o pé direito” e serve de inspiração para os conteúdos a serem debatidos nas reuniões com o grupo de Mobilização Interno (funcionários) e Externo (agentes-chave da comunidade); o grupo de Gestão Pública (composto por profissionais das Secretarias Municipais de Educação) e o novo grupo de Gestão Escolar (formado por diretores e coordenadores das escolas).

Das reuniões resultarão os planos de ação, organizados cronologicamente para atender os diferentes públicos e mobilizar toda a comunidade em prol da melhoria da educação. Outra grande ação para este ano é a realização da 4ª edição do “Concurso Tempos de Escola” nos 35 municípios participantes do PVE.

O segundo ciclo terá início em abril e compreenderá iniciativas relativas à valorização do aluno. No terceiro ciclo, previsto para julho, serão trabalhadas questões focadas na valorização do professor. Em outubro, será iniciado o quarto e último ciclo com base no envolvimento de toda a comunidade com a causa, que resultará na realização de Fóruns Municipais de Mobilização.

Resultados de 2011

Mais de 2.900 alunos foram sensibilizados sobre a importância dos estudos por meio da terceira edição do Concurso de redações Tempos de Escola. Outro destaque foi a disseminação da temática da educação nas redes sociais. O Blog Educação, uma das principais ferramentas de comunicação do projeto, ampliou em 15% o número de acessos e o Twitter aumentou em 200% seus seguidores no período.

Com a iniciativa, a gestão da educação tem sido pauta frequente nos municípios beneficiados, a partir do engajamento de gestores, agentes-chave e mobilizadores, fortalecimento de Conselhos Municipais de Educação, elaboração e aprimoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), criação de fóruns locais para debate sobre a temática e maior participação das famílias na vida escolar dos filhos.

A metodologia do projeto Parceria Votorantim pela Educação foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: