Em 10/02/2012 às 10h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Inaugurado, nesta quinta-feira, no Bairro Paraíso o maior PSF de Cataguases

Centenas de pessoas participaram, na noite desta quinta-feira, 9, da solenidade de inauguração do Posto de Saúde da Família "Dr. Paulo Guilherme do Carmo Schelb", localizado na rua Paschoal Ciodaro, na entrada do Bairro Paraíso, em Cataguases. Também estiveram presentes, os deputados federal, Rodrigo de Castro e o estadual Doutor Wilson Batista, e o assessor do Governador Antônio Anastasia, José Emílio Afonso que foram recepcionados pelo prefeito William Lobo de Almeida, seu vice, José Mantovani Neto e pelo presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Antônio Batista Pereira. Vereadores, secretários municipais, a Superintendente Regional de Ensino, Solange Cabral Riguete e familiares do homenageado, como a viúva, Nadya Santos Schelb e seus filhos, Ana Cristina, e Paulo Schelb prestigiaram o evento.
A nova Unidade de Saúde da Família ocupa 420 metros quadrados, vai atender a cerca de 10 mil pessoas moradoras dos bairros Paraíso, Centenário, Bom Pastor e Dico Leite e absorveu investimentos da ordem de meio milhão de reais sendo R$380 mil dos cofres do estado e R$120 mil mais a aquisição do terreno, feitos pelo município, conforme revelou o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Abrita. Ele acrescentou que "este é um PSF do Tipo Dois, que compreende duas equipes". Lá vão trabalhar, ainda conforme revelou o secretário, 8 agentes de saúde, 2 médicos, 2 enfermeiras, 1 dentista, 2 técnicos de saúde e 2 auxiliares de serviços gerais.
O novo PSF tem sala de recepção com 46 poltronas e duas vagas para cadeirantes, banheiros adaptados para os portadores de dificuldades de locomoção, sala de ginecologia com banheiro, quatro consultórios médicos, posto de coletas, salas de cuidados básicos e de curativos, depósito de medicamentos, dois consultórios odontológicos, escovário, salas de reuniões, miniauditório, almoxarifado, sala de vacina, de esterilização e vestiários. Vai atender a quatro especialidades básicas (clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia), além de assistência odontológica.

Nadya Schelb (ao centro, na foto acima) lembrou em discurso que Paulo Schelb foi quem "espalhou postos de saúde por todos os bairros da cidade quando em meados da década de oitenta, como Secretário Municipal de Saúde, deu início à esta empreitada", contou. Ela agradeceu a lembrança do nome de seu marido acrescentando ser aquela homenagem "justa". Ela, ao lado do filho Paulo Shcelb e do prefeito Willian Lobo de Almeida, descerraram a placa que dá nome ao PSF. Em seguida foi feito o corte da fita inaugural pelo prefeito, pelo Deputado Federal Rodrigo de Castro e pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Batista Pereira.
Willian, em seu pronunciamento, aproveitou para comunicar a chegada de nove ônibus que foram doados pelo governo de Minas  para os municípios integrantes do Cisum - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Zona da Mata. O prefeito também criticou o governo federal por não fazer "a sua parte na área de saúde". Willian lembrou que Cataguases está cumprindo os prazos estipulados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida "e isto permitiu que nossa cidade possa construir mais 900 unidades". Ele também comentou sobre a enchente de janeiro afirmando que "o trabalho que fizemos evitou maiores problemas", referindo-se ao trabalho da Defesa Civil. Finalizando o prefeito afirmou que "Paulo Schelb foi um exemplo na política para mim", completou.

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: