Em 20/01/2012 às 15h08 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa na próxima semana inscrições para Conselheiro Tutelar em Cataguases


Serão abertas na próxima quinta-feira, 26, as inscrições do processo seletivo para os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Cataguases. Os interessados deverão se inscrever das 9 às 18 horas, nas Faculdades Integradas de Cataguases – FIC - que fica na Rua Romualdo Menezes – 701, Bairro Menezes e serão encerradas no dia 17 de fevereiro.
Todo o processo está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Após serem aprovados nos exames escritos os candidatos precisam ainda ser eleitos por meio de votação popular aberta para todos os cataguasenses. Ao final do processo serão empossados 5 conselheiros titulares - sendo que outros cinco serão eleitos suplentes - vão receber um salário mínimo mensal como remuneração. Os conselheiros tomarão posse em março deste ano e o mandato se estenderá até março de 2015.
As provas objetivas serão realizadas no dia 3 de março, à partir das 8 horas, na FIC-UNIS e no dia 5, às 13 horas, será divulgado o gabarito do exame no site oficial da Prefeitura de Cataguases (www.cataguases.mg.gov.br), na sede das Faculdades Integradas de Cataguases, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Secretaria Executiva dos Conselhos, situada na Avenida Astolfo Dutra – 812, Centro.
O prazo para a interposição de recurso será entre os dias 6 e 7 de fevereiro, das 12 às 17 horas, na FIC-UNIS e a Divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva será no dia 9 de março, às 13 horas, também na FIC-UNIS, na Prefeitura de Cataguases e na Secretaria Executiva dos Conselhos.
Na segunda fase do processo seletivo os candidatos passam por uma Avaliação Psicológica, a ser realizada nos dias 12 e 13 de março das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na FIC-UNIS sendo que o resultado será divulgado no dia 15, à partir das 8 horas. Na sequência, de 19 a 23 de março, das 8 às 18 horas, participam de um curso de capacitação que vai acontecer na FIC-UNIS.
No dia 24 de março, às 14 horas, será divulgado no site oficial da Prefeitura Municipal de Cataguases, http://www.cataguases.mg.gov.br e afixado na sede da  Secretaria de Assistência Social, Secretaria Executiva dos Conselhos e da FIC -UNIS, o resultado geral das etapas da Avaliação Objetiva, Redação, Avaliação Psicológica, e Capacitação, sendo que a publicação do resultado final dos candidatos aptos por ordem classificatória a participarem do Processo Eleitoral será feita no dia 26 de março.
A Eleição para Conselheiro Tutelar vai acontecer no dia 31 de março das 8 às 16 horas na Escola Municipal Professor Antônio Amaro, que fica na Praça Dr. Cunha Neto - 76 – Granjaria, ao lado do Fórum.
O que faz um Conselheiro Tutelar?
O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crise e dificuldade - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.
É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar.
Quem pode ser Conselheiro Tutelar?
Para fazer parte desta classe, o interessado, antes de preencher qualquer pré requisito legal, deverá conter muita disposição para lidar com pessoas das classes menos favorecidas e, em decorrência disso, se deparar com os problemas encontrados principalmente (mas não estritamente) neste ambiente. Além disso, o indivíduo deverá estar preparado para:
1º -> Estar aberto para receber informações novas. Há que se ter paciência para conseguir ouvir as pessoas que podem influenciar na solução caso.
2º -> Compreender o que foi dito pelos sujeitos envolvidos no caso, fazer associações e buscar as melhores saídas possíveis para os problemas.
3º -> Estudar constantemente, haja vista que alguns conceitos neste meio mudam constantemente.
4º -> Acompanhar e encaminhar os casos.
De acordo com a lei o conselheiro deve possuir idoneidade moral perante a sociedade;  Idade superior a 21 anos e residência na própria cidade em que irá atuar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: