Em 15/01/2012 às 16h12 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Municípios mineiros vão receber monitoramento especial das áreas de risco

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), desencadeou, nesta sexta-feira (13), uma operação especial de monitoramento nos municípios mineiros onde foram identificadas áreas de risco de desabamentos ou deslizamento de encostas. Por meio de análises geológicas, a Cedec-MG fará um mapeamento minucioso sobre as alterações

ocorridas no solo, em decorrência do intenso volume de chuvas que atingem o Estado.

No total, áreas de risco de 20 municípios mineiros serão vistoriadas até este domingo (15). As primeiras cidades a receberem o monitoramento serão Ouro Preto, na região Central do Estado, e Além Paraíba, na Zona da Mata. Por meio dessa operação, a Cedec-MG irá intensificar as ações preventivas que se fizerem necessárias, caso o risco de deslizamento de encostas for constatado em algum dos locais vistoriados.

A ação terá apoio efetivo da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que cedeu à Cedec-MG 14 geólogos, especializados em prevenção a desastres naturais. As análises de solo serão realizadas com base em um mapeamento feito pela Cedec-MG. “Os técnicos farão uma avaliação detalhada das áreas de risco das cidades atingidas pelas chuvas. O foco são os municípios onde o índice pluviométrico é mais elevado, como na região Central e na Zona da Mata. Essa parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil é fundamental para minimizar eventuais danos naturais”, explica o secretário-executivo da Cedec-MG, Coronel Eduardo Reis.

O diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck, que está em Belo Horizonte, destaca o papel da Cedec-MG nas ações de enfrentamento ao período chuvoso. “A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vem apresentando uma resposta eficiente diante do alto volume de chuvas que atingem diversas regiões de Minas”, afirmou. “Por meio desta vistoria, os geólogos acionarão a Cedec-MG caso alguma anormalidade seja detectada. Nesse caso, serão enviados alertas para que os moradores de áreas de risco sejam retirados de suas casas imediatamente”, completou Schadeck, responsável pela equipe de geólogos. (Fonte: CEDEC-MG)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: