Em 12/01/2012 às 22h09 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Situação ainda é caótica e prefeito de Além Paraíba cancela o carnaval

A situação ainda é muito grave em Além Paraíba, mesmo após a enchente e a chuva. "A cidade está um caos. Nada está funcionando, ou funciona mais ou menos", disse por telefone a Assistente Social Débora Ferreira, que mora em Carmo (RJ) e trabalha naquela cidade. A situação, segundo ela, é "desoladora". A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uma campanha de vacinação em massa contra o tétano e a prefeitura decidiu cancelar o carnaval na cidade e usar os recursos para ajudar a reconstruir o que foi levado pelas águas.
Não há fornecimento de água pela Copasa por causa do rompimento da adutora que estragou com a enchente. O abastecimento está sendo feito por meio de caminhões pipa da própria Copasa de forma ainda inconsistente; o hospital São Salvador, único no município, está ameaçado de desmoronar e os doentes estão sendo atendidos, precariamente, na Escola Estadual São José, sendo que os casos mais graves são levados para aquela casa de saúde; diversas ruas do centro da cidade estão interditadas, além de um terrível mal cheiro que tomou conta da cidade.
A Defesa Civil do município divulgou os primeiros números da tragédia que se abateu sobre a cidade. Segundo o relatório, 10 mil pessoas foram afetadas pela chuva, duas mil estão desalojadas, onze desabrigadas, uma pessoa está desaparecida e três morreram. Ainda segundo o relatório os bairros mais afetados foram Santa Rita, Vila Caxias, Jardim Paraíso, Terreirão e Banqueta. Na maioria destes bairros há casas condenadas e que podem desmoronar a qualquer momento, de acordo com o Relatório da Defesa Civil.
Em meio à tragédia a solidariedade de vizinhos ajuda e conforta os desabrigados. A costureira Maria Alice da Silva abriu a casa para abrigar alguns desalojados. Uma das hóspedes, a aposentada Maria Gomes, perdeu o marido nesta semana após um deslizamento. Os moradores atingidos pela enchente tentam recuperar o que sobrou da inundação. E a rodovia que corta o município já voltou a funcionar em meia pista, graças a uma obra emergencial. Com isto, chegar à cidade está mais fácil.
Em Jamapará, distrito de Sapucaia (RJ), que está geograficamente ligado à Além Paraíba e onde ocorreu um grande desmoronamento, a Defesa Civil encerou as buscas na noite desta quinta-feira, 12, contabilizando vinte e dois mortos, sendo 12 homens, 6 mulheres e 4 crianças. A família que se escondeu em um fusca com medo de desmoronamento, foi encontrada e todos os cinco ocupantes estavam mortos. A casa onde moravam não foi atingida na tragédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: