Em 11/01/2012 às 08h48 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ministro da Saúde visita Além Paraíba que ainda busca vítimas da chuva

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta terça-feira, 10, visitando Além Paraíba onde foi recebido pelo prefeito Wolney Freitas que no dia anterior havia decretado "Situação de Emergência" no Municipio. O dia foi de muito trabalho para a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) que, em parceria com a prefeitura de Além Paraíba, colocou em andamento o plano de ação para minimizar os estragos causados pela chuva naquele município. Na madrugada de segunda-feira (09/01), a cheia do Ribeirão Limoeiros, afluente do Rio Paraíba do Sul, provocou enchentes, inundações e deslizamento de terra em pelo menos 15 áreas da cidade. Segundo balanço da Defesa Civil, foram registrados três óbitos e uma pessoa continua desaparecida. Ao todo, são cerca de 2 mil desalojados e 20 desabrigados. A situação é mais grave no distrito de Jamapará, que pertence a Sapucaia (RJ), mas, geograficamente, está ligado à Além Paraiba. Mas por pertencer ao estado fluminense, a Defesa Civil mineira não tem informações.
Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o trabalho de busca e resgate da pessoa desaparecida. Os militares também orientam moradores localizados em áreas de risco. Técnicos da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) estão fazendo reparos em uma adutora rompida, para que o serviço seja normalizado. Não falta água potável no Municipio. Servidores municipais, com o apoio da Polícia Militar, fizeram, ao longo de todo o dia, a limpeza e a desobstrução das ruas. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), órgão do governo federal, trabalham para a recuperação de trechos da BR-116, principal rodovia de acesso ao município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, além das ações emergenciais, o trabalho integrado vem garantindo o atendimento humanitário à população atingida, com a remoção de famílias em áreas de risco, encaminhamento para abrigos, distribuição de roupas, alimentos e kit higiene, até que a situação seja normalizada. “Estamos cumprindo a determinação do governador Anastasia, no sentido de garantir o retorno a normalidade. Com ações integradas, conseguimos restabelecer os serviços essenciais à população”, afirmou.
Na segunda-feira, o governador Anastasia determinou a ida imediata de equipes da Cedec-MG para Além Paraíba. Uma aeronave da PM decolou de Juiz de Fora e conseguiu chegar a tempo de resgatar pessoas que estavam ilhadas e com risco de serem levados pela enxurrada. Na manhã desta terça-feira, 10, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, visitou o Hospital São Salvador de Além Paraíba, que foi parcialmente interditado devido ao risco de desabamento. Os serviços médicos, no entanto, foram mantidos. Antônio Jorge determinou o envio de kit de medicamentos e materiais hospitalares ao município. “Colocamos todo efetivo da área da saúde á disposição para ajudar no atendimento à população”, disse.
O chefe das operações da Defesa Civil estadual em Além Paraíba, capitão Giovane Prates Teixeira, acredita que, com o trabalho integrado e o apoio da população, Além Paraíba sairá rapidamente desta situação. "Não estamos medindo esforços para que a população se sinta amparada pelos órgãos que compõem nossa força tarefa", afirmou. Coordenada pela Cedec-MG, a força tarefa é integrada por equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa, Gerência Regional de Saúde, além de agentes de órgãos da prefeitura municipal. (Com informações da CEDEC-MG e fotos de Diana Guimarães)
[gallery link="file" order="DESC"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: