Em 09/01/2012 às 22h23 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Chuva deixa três mortos em Além Paraíba, sete em Jamapará e há desaparecidos




Uma criança de cinco anos morreu por causa das chuvas nesta segunda-feira, 9, em Além Paraíba. De acordo com informações dos bombeiros, a criança foi levada pelas águas durante um temporal. Além dela, o corpo de uma mulher foi encontrado no meio da inundação após denúncia de moradores. Os bombeiros também informaram que uma outra mulher está desaparecida. A BR-116 está totalmente interditada em Além Paraíba. A cheia de um córrego arrastou parte da pista. Na cidade, várias ruas foram alagadas, especialmente nos bairros Vila Laroca, Caxias, Cantão entre outros. A Defesa Civil está com três equipes fazendo vistorias desde o começo da manhã desta segunda-feira, 9.  Em um distrito, vinte casas foram danificadas e duas desabaram.  O rio Paraíba do Sul subiu mais de dois metros.
A situação é grave, conforme assegura o morador da Vila Caxias, William Senhorinho, comerciante do ramo de eletromecânica, que mandou uma mensagem para o Site do Marcelo Lopes. "Só estamos com a internet em funcionamento e nossos telefones estão parados. Estado da calamidade! Nosso bairro, o Vila Caxias, praticamente todas as casas ficaram submersas. Aqui em casa, por exemplo, subiu 2,5 metros de água. Nunca vi isso na minha vida. Perdemos tudo. Só estamos com a roupa do corpo, mas ainda agradeço a Deus, pois estamos vivos. Assim que conseguir mais informações entrarei em contato", finalizou William, que sorri na foto que pertence ao arquivo do Site do Marcelo Lopes.
Em Jamapará, que apesar de ser distrito de Sapucaia, confunde-se com Além Paraíba, a situação também está caótica. A terra se deslocou e surpreendeu os moradores que moram em casas situadas em uma encosta e separada do rio Paraíba do Sul apenas pela BR-393.  Os mortos resgatados até a noite de hoje eram Luiz Carlos Nassifi, de 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassifi, de 3; um casal identificado como Sérgio e Solange, cujo filho de 8 anos está desaparecido; Rosiani Gomes Bastos, de 23 anos, o filho Josiel, de 3, e Tiago Carvalho, de 18 anos. A avalanche de lama e lixo desceu por toda a encosta e parou apenas na altura do km 108 da pista da BR-393, que permanece interditada.
Na tarde desta segunda-feira, 9, voltou a chover forte. No início da noite soou alarme anunciando novo deslizamento, mas o alerta era falso. A Defesa Civil não descarta novos deslizamentos de terra, pois a chuva continua. A Prefeitura de Sapucaia deve decretar estado de calamidade pública. A topografia de Sapucaia, cercada de morros e situada à margem do Rio Paraíba do Sul, além da ocupação irregular das encostas, são apontadas pelos moradores como as principais causas da tragédia. "O município não recebeu nenhuma verba federal para recuperar os danos da chuva de 2011, que destruiu o bairro do Barão, localizado também em Jamapará", disse a chefe de Gabinete da Prefeitura de Sapucaia, Josephine Langoni.
Veja as fotos feitas dos estragos que a chuva fez em Além Paraíba. (Por Alexandre Dantas)
[gallery link="file" order="DESC"]


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: